Atendendo às determinações da legislação educacional, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte de Campo Largo vem orientando as escolas e CMEIs para que elaborem um Plano de Ação a fim de ofertar o ensino remoto aos estudantes da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I. Todos os profissionais das instituições de ensino estão empenhados em planejar atividades para que as crianças possam realizá-las em casa, dando continuidade aos estudos, observando todas as orientações da saúde (medidas preventivas).

As famílias foram comunicadas para retirar o material nas escolas, com todos os cuidados necessários, estabelecendo contato com os professores via whatsapp ou outro meio acessível, com orientações e possíveis explicações de dúvidas. Os profissionais da Educação Infantil estão elaborando atividades para continuar com o vínculo junto às crianças através de áudios e vídeos, contemplando histórias, músicas e brincadeiras. A união e o empenho das instituições com as famílias neste momento, certamente contribuirá para que as crianças campo-larguenses continuem a ter acesso ao conhecimento.

Os coordenadores pedagógicos da Secretaria de Educação de Campo Largo orientam as instituições quanto ao Plano de Ação, os encaminhamentos das atividades, a comunicação “família e escola”, sanando as dúvidas e oferecendo suporte para que o trabalho à distância seja o melhor possível.

FORMAÇÕES CONTINUADAS – Momentos de Formação Continuada com atividades e estudos on-line estão em desenvolvimento. Neste mês, estão participando das formações os professores de Educação Infantil e de Educação Física. Também está em realização a formação pelo SEBRAE – JEP – Jovens empreendedores aos professores da rede que fizeram a adesão. Essas formações contemplam cronograma de capacitações previsto para 2020, que sofreu alteração no seu formato devido à pandemia do COVID-19.

Ressalta-se que é dever do município ofertar as atividades não presenciais, sempre adequando-as à realidade de todos os alunos. Nenhum aluno será prejudicado. Ao retornar as aulas presenciais, estratégias serão estudadas para atender as defasagens identificadas no novo processo.

O calendário será reorganizado após o retorno das aulas presenciais.