Dentre os serviços que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Pinhais disponibiliza está a coleta de resíduos volumosos inservíveis (madeiras e móveis). A iniciativa visa atender a população que carece de tal serviço, além de evitar que estes materiais sejam descartados em locais inadequados, o que irá poluir o meio ambiente. A atuação também serve de prevenção a eventuais focos de dengue. Além disso, atualmente existem técnicas para o reaproveitamento de tais resíduos.
Um dos grandes problemas com relação à madeira está em sua destinação final. O descarte inadequado de madeira em ruas, praças, terrenos baldios e até mesmo nos rios, causa diversos problemas ambientais. “Restos de madeira e a madeira existente em armários velhos, pedaços de mesas, sofás, por exemplo, são passíveis de reaproveitamento e de reciclagem, mas, para que isso aconteça o seu descarte deve ser feito da maneira correta”, explica a engenheira ambiental, da Secretaria de Meio Ambiente, Caroline Beleski Carneiro.
Em Pinhais, a coleta dos resíduos volumosos ocorre conforme critérios estabelecidos internamente, sendo realizada por equipe própria da Semma. A quantidade máxima a ser coletada é 1,5m3, o que equivale a cerca de sete carrinhos de mão, uma vez ao mês. Volumes superiores podem ser levados diretamente no ponto de coleta da Secretaria pelo próprio gerador.
A coleta de resíduos volumosos inservíveis é realizada mediante agendamento por telefone (41) 3912-5791, ou pessoalmente, no Departamento de Limpeza Urbana e Gestão de Resíduos. Já o ponto de coleta fica anexo à sede da Semma.