Com o verão e o aumento de temperaturas, é comum observar a ocorrência de acidentes com animais peçonhentos. Isso ocorre, dentre outros motivos, pelo maior fluxo de pessoas em regiões de turismo, como matas e o litoral. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SESA) reforça à população para redobrar os cuidados, em especial para quem ainda planeja viajar neste período.
Grande parte dos acidentes pode ser evitada com alguns cuidados básicos, como sacudir e verificar roupas e sapatos antes do uso, evitar acúmulo de lixo doméstico e manter quintais limpos, além do uso de vestimentas apropriadas em locais propícios à existência desses animais.
IMPORTANTE: Animais peçonhentos gostam de ambientes quentes e úmidos e são encontrados em matas fechadas, trilhas e próximo a residências com lixo acumulado. Manter a higiene do local e evitar acúmulo de materiais é a melhor forma de prevenir acidentes.
Algumas espécies de serpentes são peçonhentas, portanto é importante ter alguns cuidados para evitar acidentes como:
Não colocar as mãos em buracos;
Ter atenção ao encostar em árvores;
Utilizar calçados e caminhar com atenção aonde pisa
Em caso de acidentes com algum animal peçonhento, a vítima deve ser encaminhada imediatamente a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima ou Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
O que fazer em caso de acidente com serpentes
Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão.
Manter o paciente deitado e hidratado;
Procurar o serviço médico mais próximo;
Se possível, levar o animal para identificação.