Acontece nos dias 19 e 20, no Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida (HMNSA), uma programação comemorativa à Semana de Enfermagem – de 12 a 20 de maio -, que tem como tema “Qualidade em Enfermagem e Saúde em Defesa do SUS”. A Semana se inicia com o Dia do Enfermeiro e se encerra com o Dia dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Irani Santos, todo o grupo de enfermagem deve ser homenageado. “Parabéns a todos (as) enfermeiros (as) de Fazenda Rio Grande, bem como a todos os membros da equipe de enfermagem, gratidão, estão fazendo um trabalho valioso em toda a nossa Saúde”, agradeceu.

A diretora geral do Hospital Maternidade Nossa Senhora Aparecida, Marcilene de Paula, reforça que a data é muito expressiva e ganha mais importância devido ao esforço no combate ao coronavírus.

“Aproveitamos esta data para relembrar à sociedade a importância do trabalho da equipe de enfermagem, profissionais que historicamente estão na linha de frente no enfrentamento de diversas doenças e que, com a covid, foram mais evidenciados pela sua importância”, avaliou.

O Coordenador de Enfermagem do HMNSA e responsável pela programação científica da semana, Paulo Peixoto, avalia que “a enfermagem é essencial para os sistemas de saúde público e privado, nas esferas municipal, estadual e federal, tanto pelo tipo de trabalho que desenvolve como pela quantidade de pessoas envolvidas na atividade”, comentou.

Números
No Brasil são mais de dois milhões de profissionais desse setor e que no mundo chegam a 23 milhões. Atualmente no município da Fazenda Rio Grande há um total de 288 profissionais, contendo nesta equipe Auxiliares, Técnicos e Enfermeiros.

Segundo Margareth Chan, diretora da OMS (Organização Mundial da Saúde), a enfermagem é a espinha dorsal do sistema de saúde. Isso se deve ao fato de 50% da força de trabalho mundial em saúde ser constituída por enfermeiros, técnicos, auxiliares e obstetrizes.

“Sem esses profissionais, o sistema de saúde não teria como manter a qualidade nem mesmo como prestar o atendimento à população. A enfermagem tem a maior força de trabalho na saúde brasileira e estão presentes em todas as fases da vida das pessoas, desde o nascimento, passando pelos cuidados preventivos, paliativos, até os momentos mais difíceis”, comenta.

Programação
A programação das atividades discutirá, a partir das 14 horas, os Protocolos DHEG (Doença Hipertensiva Específica da Gravidez); Protocolo Sepse (Infecção Generalizada – Conjunto de manifestações graves ao organismo); Protocolo de Hemorragias e apresentação do Protocolo Multidisciplinar de Parto do HMNSA.

“O evento é restrito e obedecerá todas as normas de distanciamento e proteção vigentes e o Hospital decidiu manter a programação porque mesmo em meio à pandemia, outras situações de saúde continuam ocorrendo e devemos estar atentos para que possamos chegar ao final desta pandemia com o mínimo de perdas colaterais”, informa a Enfermeira Marcilene.