Metropole Mandirituba

Sementes crioulas e prática da composteira

Ascom/Mandirituba

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Mandirituba, através do CRAS, em parceria com o IDR-PR e a ABAI, representada pela presidenta Ines Polidoro, promoveu no dia 07 de julho, um encontro com as 6 famílias participantes do Programa Renda Agricultor, uma discussão sobre a importância do cultivo de sementes crioulas e uma oficina prática de compostagem caseira.

O projeto tem como objetivo promover a cultura existente dentro do município, através do cultivo das sementes, promover a segurança alimentar e a autonomia das famílias.

A Economista Doméstica do IDR, Midiam Duarte, explicou que estas famílias estão participando de um projeto piloto, cujo objetivo é despertar nelas o interesse pelo desenvolvimento de hortas, o consumo de alimentos saudáveis e fazer com que participem da cultura existente no município.
A Assistente Social do CRAS, Audrey Ghizi, destacou que vem realizando o acompanhamento das famílias dentro do Programa Nossa Gente Paraná e encontrou no projeto das sementes uma oportunidade de contribuir para o desenvolvimento e autonomia destas.

Para aplicar a oficina de composteira, foi convidado o Engenheiro Agrônomo do IDR de Tijucas do Sul, Magnum Silva, o qual realizou orientações e a elaboração da composteira, até como se deve usar o produto obtido através dela.