No próximo dia 24 São José dos Pinhais sediará o VIII Seminário Paranaense de Meliponicultura. O evento será na Câmara Municipal e voltado para criadores, técnicos, estudantes e pessoas interessadas em ingressar nessa atividade. O objetivo do Seminário é a troca de experiências, estudos, técnicas e palestras.
O evento é promovido pela Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento com o apoio da Emater, Adapar, Câmara Técnica de Meliponicultura do Paraná, Associação de Criadores de Abelhas Nativas da APA de Guaraqueçaba (Acriapa), Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS) e Embrapa.
Hoje são conhecidas 400 espécies de abelhas nativas, sendo que cerca de 250 delas são encontradas no Brasil, e destas 35 no Paraná. Além do mel, a meliponicultura é um ato de conservação das espécies e do meio ambiente. As abelhas nativas são responsáveis pela polinização de 40% a 90% das espécies da floresta Atlântica, chegando a lugares que as demais abelhas (com ferrão) não chegam e por ter uma constituição fisiológica diferenciada em sua língua (glossa) as abelhas meliponíneas conseguem extrair o néctar de flores que as demais abelhas não conseguem.