O governador Orlando Pessuti inaugura na quinta-feira (1º de julho) os terminais metropolitanos de passageiros de São José dos Pinhais e Fazenda Rio Grande. As obras, vinculadas ao Programa de Integração do Transporte (PIT), é uma realização do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedu) e da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), em parceria com as prefeituras.
Em São José dos Pinhais foram investidos R$ 5,1 milhões na construção do novo terminal, que tem área total de 14 mil m², 29 plataformas de embarque e desembarque, salas comerciais, bicicletários, e que atende às normas de acessibilidade para os portadores de necessidades especiais. A previsão é de que 72 mil pessoas utilizem diariamente o terminal, que atenderá, inicialmente, 31 linhas de ônibus. A inauguração acontece às 14h30, na Avenida das Américas, esquina com a rua Claudino dos Santos.
Às 17 horas, será a vez da inauguração do terminal metropolitano de Fazenda Rio Grande. A obra, no valor de R$ 5,6 milhões, também faz parte do Programa de Integração do Transporte (PIT).
O novo terminal, localizado na margem da BR-116 (pista sentido Curitiba), tem área total de 5.950 m², 19 plataformas de embarque e desembarque — que atenderão 17 linhas de ônibus (13 alimentadoras, 3 troncais e uma direta) —, além de salas comerciais, bicicletários e espaço para serviços públicos. A previsão é de que 62 mil passageiros utilizem diariamente o terminal.