Após quatro meses da inauguração do novo Centro de Especialidades Médicas (CEM), os resultados positivos começam a aparecer no processo de realização de exames eletivos em São José dos Pinhais. Além de oferecer dezenas de especialidades clínicas – como cardiologia, psicologia, ortopedia e fisioterapia, todos em um espaço apropriado para atender à população –, a coordenação do CEM começou a agilizar a realização da lista de espera para exames em algumas especializações por meio de triagem. A atual gestão da Saúde passa com isso a resolver um problema histórico na realização de consultas, focando na diminuição da fila de espera.

“Quando assumimos a coordenação do CEM na atual gestão da Prefeitura, uma das coisas que, infelizmente, herdamos foi uma grande lista de espera na realização de várias especialidades médicas. O primeiro passo para a agilização do processo de consultas em exames eletivos em São José dos Pinhais foi a inauguração do novo CEM, possibilitando que várias especialidades médicas fossem realizadas em um mesmo local, facilitando ao usuário a realização de uma exame e a continuidade do tratamento. Com a demanda diária praticamente suprida, começamos o segundo passo para a otimização do processo de realização de exames no Município, que é a triagem das consultas que há muito tempo esperavam por serem realizadas. Com isso, estamos diminuindo a lista de espera”, explica o coordenador do CEM, João Veroni.

As duas áreas que passaram por triagem foram a endocrinologia e neurologia. Com a reavaliação das consultas, foi dado preferência no reagendamento para 155 pacientes, onde 42 já foram atendidos.