Ascom/PMCL

A Prefeitura de Campo Largo iniciou um resgate cultural à região de Palmital dos Pretos com início do projeto de Sensibilização do Turismo na comunidade quilombola, visando desenvolver a atividade turística no interior do município.

Através do Departamento de Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos, no dia 4 de julho foi realizado o primeiro encontro com a comunidade para oferecer um curso de qualificação na área do Turismo, preparando os moradores para discutir e desenvolver um planejamento turístico na região, com a participação efetiva de lideranças, escolas e comunidade, contemplando ações como oficinas, mutirões e trabalhos conjuntos. O planejamento turístico tem parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente que também fará intervenções locais sobre coleta de lixo seletiva e conscientização à preservação da natureza.

Essas ações fazem parte do cronograma do Departamento de Turismo que vem organizando roteiros turísticos em todo o município, fomentando o setor com apoio da população para o desenvolvimento da cidade, no setor.

Palmital dos Pretos – A comunidade está situada a 83 quilômetros da sede do município de Campo Largo, na fronteira deste com o município de Ponta Grossa. É formada por famílias negras que vieram de várias regiões do estado na busca de liberdade e de terras para se estabelecerem. Também mestiços com índios, os moradores da região foram ocupando as terras e formando suas casas, fazendas e toda a comunidade.

O nome Palmital do Pretos traz referência a grande quantidade de palmito existente nas terras do interior. Documentários já foram produzidos na região e relatam que a comunidade é festeira e gosta de dançar. Nas ocasiões, as mulheres usam saias rodadas com anáguas armadas. As festas de junho, em louvor aos santos do mês, são animadas com fogueiras e bingos. A comunidade tem como religião o catolicismo e as religiões descendentes dos africanos e festejam São Sebastião, Santo Antonio, São Braz, São João, São Pedro, São Gonçalo e Bom Jesus.