A fábrica da Votorantim Cimentos, localizada em Rio Branco do Sul, a 32 quilômetros de Curitiba, está completando 65 anos. Considerada a maior fábrica de cimento da América Latina, a unidade ocupa uma área de 180 mil metros quadrados, sendo referência no país.

A unidade possui a mais eficiente tecnologia de controle ambiental e os fornos utilizam filtros que obedecem às mais exigentes legislações ambientais internacionais. Referência nacional na técnica do coprocessamento de resíduos industriais, principalmente pneus, Rio Branco do Sul foi a primeira fábrica de cimento do Brasil a implantar a prática, em 1992.

Atualmente, toneladas de pneus e outros resíduos industriais se transformam em energia utilizada pela própria fábrica para alimentar os fornos de cimento, substituindo uma fonte de combustível mineral, o coque de petróleo. Além disso, a fábrica conta com uma unidade fabril em Itaperuçu e duas minerações de grande porte, localizadas também em Rio Branco do Sul: mina Saivá, ligada à matriz por uma correia transportadora com 2,6 km de extensão, e a mina Itaretama, que transporta o calcário para a fábrica através de um teleférico com 14 km de extensão, um dos poucos em operação industrial no país.

Na fábrica de Rio Branco do Sul, são gerados 720 empregos diretos e 300 terceiros diretos. Segundo Mário Fontoura, 95% dos colaboradores vivem na região de Rio Branco do Sul. “Temos qualidade de vida e investimos no desenvolvimento dos nossos funcionários, muitos cresceram e assumiram posições de destaques em outras fábricas da Votorantim Cimentos”, explica Fontoura.

Um dos relevantes projetos apoiados pela Votorantim Cimentos recentemente é a Central de Distribuição de Alimentos do Vale do Ribeira, que atende as cidades de Itaperuçu e Rio Branco do Sul. Cerca de 300 pessoas dos dois municípios já estão sendo beneficiadas por meio do processamento da produção desde a triagem, lavagem até o corte e a embalagem de frutas, verduras e legumes.