A Prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da Secretaria de Saúde – Atenção Básica, realizou um treinamento com os profissionais que atuam na UBS Santa Maria.

Eles foram treinados e receberam atualizações em primeiros socorros, suporte básico e uso de desfibriladores pelo instrutor Cristiano Xavier, da Rede de Urgência e Emergência e condutor do Samu 192.

Um dos motivos para a capacitação foi o recebimento pela UBS, de um desfibrilador externo automático (DEA), equipamento importante e essencial para aumentar as chances de sobrevida do paciente vítima de parada cardiorrespiratória. A UBS São Sebastião também deve receber um desfibrilador nas próximas semanas.

A Secretaria de Saúde informou que o treinamento dos profissionais tem como benefício a melhoria na qualidade da assistência do primeiro atendimento até a chegada do serviço de maior complexidade, com reconhecimento e tomada de decisão rápida pela equipe.

O Suporte Básico de Vida (SBV) é um protocolo de atendimento no qual se estabelecem o reconhecimento e a realização das manobras de ressuscitação cardiopulmonar (RCP) com o objetivo de manter a vítima de parada cardiorrespiratória (PCR) viva até a chegada de uma unidade de transporte especializada.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Beto Rocha, “estamos sempre buscando o melhor para nossa população e queremos melhorar o atendimento de urgência nas unidades de saúde; oferecendo mais qualidade aos nossos moradores”.