Volta às aulas: Educação implementa protocolo sanitário no transporte escolar

Ascom/Guaratuba

Na segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal da Educação de Guaratuba realizou a implantação do protocolo sanitário para o transporte escolar. Para uma volta às aulas segura a partir do dia 18 de fevereiro, a Prefeitura contratou monitores que acompanharão os alunos nos ônibus e, logo na entrada farão aferição de temperatura, higienização das mãos com álcool gel (entrada e saída) e orientação sobre o distanciamento dentro do veículo. O transporte escolar funcionará com 50% de ocupação, a higienização será constante e uso de máscara obrigatório.

No modelo híbrido as aulas retornam para um grupo de estudantes presencialmente, na escola, e outro grupo da turma participam de maneira remota, através do Aula Paraná Municípios, aulas com material didático elaborado pelos professores municipais e outros recursos que serão disponibilizados no Portal da Educação. O limite de alunos em cada sala será dado pelo distanciamento de 1,5 metro.

A participação dos alunos presencialmente ficará a cargo da decisão de cada família, a qual terá que fazer a assinatura de um termo de compromisso que vai explicar detalhadamente toda a rotina que será seguida na unidade de ensino.

Hermínio Molinari, coordenador da Vigilância Sanitária Municipal disse que as normas estabelecidas foram construídas junto com a equipe da VISA, da Secretaria Municipal da Saúde e equipe da Educação. “Nossa maior preocupação é que o transporte escolar seja feito de maneira segura e eficiente para nossos alunos e toda a equipe da Educação”, frisou.

Segundo a Secretária da Educação, Fernanda Monteiro, esse exercício tem o intuito de estabelecer um diálogo claro e objetivo com os pais, com transparência e informação. “O protocolo que está sendo implementado hoje estará em permanente aprimoramento, não será estático, a Secretaria da Educação e Secretaria da Saúde estão caminhando juntas para um firme propósito de uma retomada segura”.

A secretária fez questão de verificar todos os detalhes. O exercício in loco, prático, também teve o compromisso de mostrar segurança aos pais e também às equipes de ensino, “vamos acompanhar nossa equipe para que não só os pais se sintam amparados e seguros, mas também nosso servidor, esse é um compromisso nosso”, concluiu a secretária.

Participaram também do implantação do protocolo sanitário no transporte escolar 10 alunos da Escola Municipal Vereador Heinz Wittitz, mães, a diretora Denise Maria Corrêa, a diretora do Transporte Escolar Marcelle Guiraud Silveira, monitor, motorista e demais servidores da Educação e da VISA.

A mãe Idialeda Pereira, considerou bem importante a simulação de como irá ocorrer os protocolos no transporte escolar. “Importante eu ver como mãe e estar segura de mandar minha filha pra escola, percebi que vai estar bem monitorado, com distanciamento social, higienizado, tudo certinho, fiquei feliz de participar dessa simulação”, destacou.

Seguindo as recomendações da Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) e assessorados pela Secretaria Municipal da Saúde, o planejamento de retorno à sala de aula obedece outros critérios rigorosos de prevenção ao coronavírus:

– Distanciamento social de 1,5 metro. Divisão dos alunos obedecendo o distanciamento e de forma escalonada;

– Uso obrigatório de máscara para estudantes, professores e demais funcionários;

– Disponibilização de álcool gel em todas as áreas;

– Horários de entrada e saída escalonados para evitar aglomerações;

– Triagem de temperatura na entrada diariamente;

– Higienização de superfícies e objetos antes do início das aulas em cada turno;

– Janelas e portas abertas para ventilação;

– Não compartilhamento de objetos;

– Interdição de bebedouros coletivos