Apesar de todas as inovações tecnológicas que estão surgindo e alterando as rotinas de trabalho em todos os lugares do planeta, existe uma coisa que não mudará nas relações de trabalho. O valor CONFIANÇA.
Muitas pessoas ainda acreditam que a competência profissional está dissociada dos valores éticos. Isso ainda é perceptível em situações que presenciamos diariamente. Seja no próprio ambiente de trabalho ou em ambientes que frequentamos.
Muitas pessoas esquecem que antes de um Certificado ou de um Contrato existe o valor da pessoa humana. Esse valor faz parte da essência dos relacionamentos. Muitos conhecem essa ideia a partir do conceito de ética. Apesar das teorias filosóficas, que estudam os princípios ou valores éticos, apresentarem diferentes perspectivas para analisar as atitudes humanas. Duas dimensões são muito claras nessa análise. A dimensão individual e a dimensão social.
Seguindo essa lógica, é muito fácil perceber que algumas pessoas esquecem que as relações de trabalho normalmente se desenvolvem por meio da dimensão social. Isso quer dizer que, garantir o cumprimento das regras de convivência de uma empresa, bem como trabalhar para auxiliar os colegas a alcançar juntos o sucesso desta mesma, é o mínimo que uma pessoa precisa fazer se quiser se tornar parte importante de uma equipe de trabalho.
Trabalho em equipe requer confiança em todos os sentidos, inclusive nos objetivos que se pretende alcançar. Esses objetivos sempre são alcançados e ficam visíveis com o passar do tempo. Muito mais visíveis ficam, quando estes são diferentes da equipe de profissionais que trabalham em função do sucesso da empresa.
A partir dessa premissa, fica a reflexão: OS OBJETIVOS DA EMPRESA QUE VOCÊ TRABALHA OU PRETENDE TRABALHAR SÃO OS MESMOS QUE OS SEUS?
Se não são os mesmos objetivos, procure uma empresa que possua uma equipe com os mesmos propósitos que você, pois todos ganharão com a sua presença lá. Inclusive você.
Fonte: https://exame.abril.com.br/carreira/os-pilares-da-confianca-no-trabalho-e-como-construi-los/