A forma como as pessoas se comunicam em uma empresa define a condição de desenvolvimento de seus processos de gestão, de informação e produtivos. Nesse contexto, a comunicação pode ser escrita, verbal ou realizada por meio de movimentos e de apresentação visual.

Diante dessa lógica, tudo que fazemos comunica algo, e, portanto, torna-se necessário saber o que e como precisamos comunicar em um ambiente de trabalho para que este funcione de maneira organizada afim de otimizar o tempo de todos envolvidos, garantindo ainda a validade dessas informações.

Ao considerar que um dos maiores desafios da comunicação está na ação de quem interpreta a mensagem, quem comunica precisa organizar a informação de tal maneira que não gere duplo ou mais sentidos em uma mesma mensagem.

Nesse sentido, torna-se fundamental para empresa definir os procedimentos de comunicação interna. Aproveitando o momento que estamos vivendo, a tecnologia digital pode auxiliar muito na comunicação empresarial.

Existem sistemas de informação em ambiente digital disponíveis gratuitamente ou com baixo custo, que permitem acesso por grupos de pessoas, como as redes sociais, e-mail, drive, etc.  Estes meios de comunicação podem auxiliar na otimização de tempo, bem como na validade das informações. Nesse caso, sempre será identificado quem informou e quando informou.

O grande desafio está na adequação das rotinas de trabalho para que estas se ajustem a rotina do processo de comunicação interna. Para superar este problema, atualmente a tecnologia digital apresenta diversas soluções, garantindo volume e fluxo de grande quantidade de informações com acesso em tempo real em diferentes lugares do planeta.

Cabe enfatizar que de nada valem as novas tecnologias se as informações que fluem por meio destas não atenderem os princípios éticos e morais da sociedade. Visto que a sustentabilidade da estratégia de uma empresa está nos valores que a mantem em funcionamento.

Como estes valores existem a partir das ações das pessoas que nelas atuam, podemos indagar que para melhorar a comunicação interna de uma empresa é necessário garantir a validade e veracidade das informações de maneira transparente, bem como anular qualquer tipo de comunicação paralela à comunicação disponível a todos colaboradores da empresa.

Mais informações: file:///C:/Users/Nicole/Downloads/1633-6038-1-PB%20(2).pdf 

SCATENA, Maria Inês Caserta. Ferramentas para a moderna gestão empresarial: teoria, implementação e prática. Série Administração Estratégica. InterSaberes      1ª Edição. 2012.