A ciência da informação tem registrado em sua história a mediação da relação existente entre a informação e o conhecimento em uma empresa. Nas décadas de 1940 a 1980, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, em 1945, iniciou o desenvolvimento de ferramentas que possibilitavam a gerência da informação por meio do processamento, armazenagem e recuperação dos documentos textuais.  Período em que o computador surgiu para resolver esse tipo de problema, a administração e o controle de dados/informação.

A partir da década de 1980 até 1995 o foco no desenvolvimento de tecnologias era destinado para a condição com que a informação era recebida pelas pessoas para que esta se transformasse em conhecimento significativo. Barreto em 2002 destaca que o foco nesse período era a sua “in-tensão”para gerar o conhecimento no indivíduo e consequentemente em sua realidade.

Ou seja, dependendo de como as pessoas recebessem a informação, está poderia ser bem ou mal aproveitada. Surgindo a necessidade do aprendizado se desenvolver por meio de reflexão e pesquisa. Tornando os profissionais mais aptos para gerar conhecimento a partir das informações adquiridas em sua rotina de trabalho.

Essa fase destaca as diferentes fases da Segunda para a Terceira Revolução Industrial. Na 2ª Revolução Industrial os trabalhadores eram meros repetidores de tarefas. A partir da 3ª Revolução Industrial os profissionais que não foram substituídos pela automação passaram a desempenhar papel mais atuante, assumindo decisões baseadas em informações. Decisões que eram realizadas a partir de reflexão e pesquisa.

Após a década de 1990, inicia o desenvolvimento do conhecimento construído por meio da interação das pessoas. Com muito mais volume e diversidade de informações a construção do conhecimento é gerado por meio do uso da internet. Alterando rapidamente a condição de tempo e espaço de estoque das informações, e, por consequência a construção do conhecimento é gerado por meio da interação entre as pessoas na internet.

Considerando que essa interação ocorre na internet em tempo real, a gestão do conhecimento de uma empresa precisa ser observada com muito cuidado, pois atualmente os erros podem acontecer em tempo real. E os concertos desses erros só ocorrem de forma ágil, se as informações estiverem sob monitoramento e controle constante.

Diante dessa realidade, a sugestão é promover a construção do conhecimento da equipe por meio do uso de valores que auxiliem no processo de interação entre as pessoas de tal forma que esta ocorra com responsabilidade. E sob o aspecto do suporte ao ser humano para garantir o controle e monitoramento das informações em tempo real, a sugestão é a aquisição de tecnologias, como softwares que auxiliem na gestão dos dados existentes na empresa.

Fonte:

http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-88392002000300010

http://www.aprimorar.com/a-importancia-da-tecnologia-da-informacao-associada-a-gestao-empresarial