

De uma mensagem às 23h da noite para, às 9h do dia seguinte, entregar um vestido para ninguém menos que Sarah Jessica Parker, ícone da televisão e da moda. Da correria em Miami, para conseguir o primeiro avião para Nova York, até ver a atriz usando a peça escolhida, Maria Paula Reis mostra para o que veio e que o impossível não faz parte de seu vocabulário. Na trajetória, a carioca que deixou o país aos 5 anos, foi a responsável pela internacionalização da Iorane, ou seja, toda a operação da marca no exterior. Como o céu é o limite, Maria Paula Reis encara um novo momento em sua carreira, o lançamento da Arka Collective, um e-commerce inédito com sua curadoria, para conectar marcas brasileiras ao mercado dos EUA e internacional.

“Sempre fui apaixonada por moda e marcas. Desde 2018, quando comecei a trabalhar na Iorane, me encantei ainda mais. Estudei International Business e Marketing e sei que o processo de expansão no mercado exterior demanda expertise, é extremamente caro, e assusta as marcas. Além disso, no pós-pandemia, tanto o consumo quanto o varejo foram reformulados, ganhando cada vez mais força no online e por isso criamos a Arka Collective: para conectar, expandir e globalizar marcas Brasileira e internacionais ao redor do mundo”, conta Maria Paula Reis.
Arka Collective chega para conquistar esse espaço e dar oportunidade para as marcas brasileiras atingirem o objetivo da internacionalização. Com proposta inédita e curadoria exclusiva, minuciosa e assertiva, Maria Paula Reis transformou sonho em realidade e na última sexta-feira (dia 9), o e-commerce foi lançado em Miami, para mostrar o melhor da moda brasileira, num evento com a participação de uma das fashionistas mais influentes de Miami, Martha Graeff, em talk mediado pela apresentadora Carol Scaff, do Inside Miami Network e participação de Paola Mantegazza e Maria Paula Reis, sobre a moda Brasileira.

Dentro da Arka estão marcas consagradas como Mantegazza, Paola Bernardi (nome internacional da Primart), Nadia Gimenes e Maria Pavan, com itens escolhidos especialmente para um mailing de clientes exigentes nos EUA e Europa. A Arka vai apoiar cada uma delas na conquista do mercado internacional, com um time de especialistas em vendas, estoque próprio, expedição, marketing e PR.
Maria Paula conta que a demanda para um e-commerce veio das próprias clientes localizadas na Florida, Nova York, Texas, California e Europa, quando se viram sem a possibilidade de adquirir marcas do exterior.
Conhecer o público-alvo é fundamental para criar uma curadoria sintonizada aos interesses das clientes. Combinar marca e público-alvo é a peça-chave, com seleção criteriosa, diferentes estilos, abrangendo designers conhecidos e novos e criativos estilistas. Uma vez que a marca está inserida dentro da Arka, as possibilidades são infinitas, desde vestir grandes influenciadoras internacionais, até alcançar clientes importantes mundo afora”, Maria Paula Reis – criadora da Arka

Conectando o Brasil aos EUA e Europa
Como nada se faz sozinha, Maria Paula Reis se rodeou de parceiros especialistas, para garantir a visibilidade e vendas das marcas no gigante mercado dos EUA. Na Califórnia, berço das celebridades e da moda nos EUA, a Arka é representada por Berri Goldfarb, da BGPR (Berri Goldfarb Public Relations), responsável pelo branding do e-commerce e apresentação das marcas através de marketing de influência, comunicação e eventos com influenciadores internacionais como Gigi Hadid, Alessandra Ambrosio, Kendall Jenner e Oliva Palermo, além de stylists famosos, como Chrissy Teigen e Rosie Huntington-Whiteley, para ampliar a visibilidade da Arka no cenário americano.
Em Miami, o braço de marketing, PR e representação de marcas Brasileiras é o Inside Miami Network, de Flavia Pacheco e de Carol Scaff. O objetivo é aumentar o alcance da Arka no cenário latino-hispânico-brasileiro na Florida e NY, através de ativações de marca, eventos com influencers locais Brasileiras e Hispânicas, como Martha Graeff, Jenny Lopez, Jo Paes, Mari Abbott, Gabriela Medina, Priscila Ricart e do time Insider de Brasileiras que vivem entre o Brasil e Miami, entre elas Suzana Gullo, Mariah Bernardes, Juju Norremose, Carol Buffara e Isabella Fiorentino.

E como consultora internacional em negócios de moda, Simone Jordão, da empresa Simone Jordão International Fashion Business Consulting, expert com mais de 30 anos de internacionalização de marcas. Seu trabalho engloba o mercado atacadista internacional das marcas, todo processo de vendas, plano de execução, produto, mapeamento e escolha dos melhores salões e feiras de moda do mundo, além da participação ativa na negociação com compradores estrangeiros.
“unir esforços é vital para estabelecer um coletivo de parcerias com profissionais de muitas habilidades. Precisamos para garantir que as marcas sejam percebidas e que gerem excelentes impactos no mercado internacional. A Arka tem em sua essência o propósito de ajudar a moda Brasileira a crescer e conquistar passos jamais imaginados” Maria Paula Reis.