JOALI Maldives organiza ART FESTIVAL

Evento reúne com artistas do mundo inteiro, incluindo brasileiros Ale Clark e Nuno FS, do Mameluca Studio, e Barbara Veiga

Rodrigo Browne com assessoria

O Joali Maldives, o primeiro hotel imersivo em arte das Maldivas, anuncia sua Semana de Arte anual com o Imagi-Nature Art Festival que começa na próxima sexta-feira (14) e segue até terça-feira (18) com a participação de artistas do mundo inteiro, incluindo do Brasil, como Barbara Veiga e os artistas Ale Clark (brasileira) e Nuno FS (português) do Studio Mameluca. Para sediar o Imagi-Nature Art Festival, o hotel conta com a curadoria de arte de Tatiana Gecmen-Waldek. Durante este período, os hóspedes são convidados a mergulhar ainda mais no mundo das artes através de instalações pelo hotel.  O projeto inovador combina harmoniosamente arte e sustentabilidade e oferece colaborações criativas com oito artistas famosos ao redor do mundo, como Aurelie Hoegy, Studio Mameluca, Maja Rohwetter, Barbara Veiga, Jeanne Susplugas, Le Petite Chef e Hajja e Joule.

Mameluca Duo

JOALI Maldives se torna, a partir desse projeto, uma verdadeira galeria de arte e um um Parque de Esculturas, incluindo quatro instalações do acervo permanente do hotel. Entre elas, destaque para a obra de arte da artista Hoegy, “JOALI Hammock”, inspirada no movimento natural e arte e design; a instalação de Ale e Nuno, do Studio Mameluca, chamada de “One Egg, One World”. Além disso, a experiência de realidade virtual de Jeanne Susplugas “Daydreaming” e o aplicativo multissensorial de realidade aumentada de Rohwetter – “Contingencies” – e juntarão permanentemente à coleção do hotel.

Incorporando movimento através de suas coleções de móveis, Hoegy se inspirou para criar “JOALI Hammock” pelas curvas da ilha, areia branca suntuosa e o movimento do Oceano Índico. O motivo do oceano continua no “White Tern’s Bird’s Nest” do brasileiro Studio Mameluca, feito com recursos naturais com a vida oceânica em mente e acompanhado pela personalização do som do oceano.

Jeanne Susplugas

Os visitantes também poderão mergulhar na atividade do cérebro com a instalação de Suspulugas, onde poderão navegar entre neurônios e sinapses por meio do movimento dos olhos e continuar sua experiência virtual através das dimensões expandidas da realidade de Rohwetter. Para os amantes da gastronomia, o Le Petite Chef redefinirá as artes culinárias com sua instalação, que estará disponível no restaurante japonês Saoke por seis meses.

Manta Three House

Como um hotel conectado e pertencente a mulheres, JOALI Maldives está comprometido com a igualdade de gênero e o desenvolvimento de mulheres talentosas. Por meio do programa Women in Arts do hotel, o JOALI Maldives oferece às mulheres locais uma plataforma para transmitir sua mensagem por meio das artes, ajudando-as a aprimorar suas habilidades artísticas com treinamentos e workshops no local, facilitados pelo artista residente do resort. As obras de arte e o artesanato local são então exibidos no JOALI Art Studio para os hóspedes comprarem.

O Imagi-Nature Art Festival colocará artistas femininas à frente da curadoria, com destaque para a brasileira Barbara Veiga, cuja performance ao vivo de “Earth Layers” dará visibilidade à conservação do planeta; Suspulugas, cuja obra oferece uma reflexão, não isenta de humor, escárnio e cinismo, sobre as mazelas da sociedade;Rohwetter, cuja abordagem multimídia confunde as fronteiras entre os mundos físico e virtual; e as irmãs locais das Maldivas Hajja e Joule, que colaborarão com Hoegy para criar almofadas e bordados com os convidados.

O JOALI Maldives não só mostra seu engajamento com as artes e a comunidade local, mas também com a sustentabilidade por meio de ações em homenagem ao Dia Mundial dos Oceanos (8 de junho). O hotel sempre esteve comprometido com a proteção ambiental e da população local por meio de várias iniciativas, incluindo o Projeto Olive Ridley, protegendo as tartarugas marinhas e seus habitats por meio de resgate e reabilitação, pesquisa científica e educação. Embora cada obra de arte ao longo do hotel seja única, todas estão unidas por um compromisso com a sustentabilidade. Por isso, muitas peças são feitas a partir de resíduos reciclados, argila ou outros materiais naturais e inspiram um estilo de vida mais sustentável.

Durante o Imagi-Nature Art Festival, a Parley for the Oceans e a Utöpia apresentarão, em colaboração com o artista contemporâneo Jeppe Hein, uma bandeira flutuante de edição limitada no oceano intitulada “We Are All Interconnected”, em apoio à Parley for the Ocean, rede Global de Limpeza. A instalação é feita com plástico oceânico, um material premium criado a partir de resíduos plásticos reciclados recuperados de ilhas remotas, águas e costas pela Parley for the Oceans, e 100% dos lucros ajudarão a financiar os programas do JOALI Maldives para interceptação, educação e comunicação de plástico, ciência de materiais e ecoinovação.

Sobre JOALI Maldives
Em meio à vida abundante entre as palmeiras e a água azul-turquesa cintilante, fica o
JOALI Maldives, o primeiro hotel imersivo em arte nas Maldivas. Localizado em Raa Atoll,
um dos maiores e mais profundos atóis do mundo, os hóspedes podem esperar águas azuis
brilhantes, uma miríade de vida marinha e praias de areia branca imaculadas cercadas por
coqueiros ondulantes. Cada uma das 73 vilas é o símbolo do glamour sustentável e foi
inspirada em histórias individuais e projetada para levar os hóspedes a uma rica jornada
sensorial. Com uma vasta gama de opções culinárias, cada prato no JOALI conta uma
história e cada prato torna-se uma viagem, uma viagem de sabores, fragrâncias e alegria –
um jantar experiencial imersivo em arte. Amenidades artesanais, estantes de livros com
curadoria, design cuidadoso e objetos de arte de luxo criam uma atmosfera de luxo não
convencional na ilha da alegria. O JOALI Maldives e a sua excepcional variedade de arte e
design permeiam todas as áreas do resort, enquanto no seu epicentro está o JOALI Art
Studio & Gallery. Uma seleção de artistas convidados internacionais exibirá instalações
para surpreender e encantar, incluindo Glithero, com sede em Londres, e Misha Kahn, com
sede em Nova York, muitas vezes trabalhando com artesãos locais para cruzar design e
escultura.