Divulgação – O moderno Teatro L’Occitane na paradisíaca Trancoso é o cenário de um importante festival de música

Um “colírio” para os ouvidos. Essa é a melhor forma de definir o sofisticado festival Musica em Trancoso – que no pós carnaval deixa de lado a Axé Music baiana para, em seu lugar, promover um mix de música erudita internacional, música popular brasileira e jazz. A sua nona edição, ocorre entre 14 e 21 de março, realizando um grande encontro internacional de música erudita e popular do Brasil, em apresentações gratuitas e de livre acesso para moradores e visitantes.

Idealizado para promover as belezas naturais da região e estimular seu desenvolvimento econômico e socioeducativo, o festival foi concebido por um grupo de empreendedores e com direção artística e administrativa do Mozarteum Brasileiro. A primeira edição foi em 2012, e a ideia e repeti-lo todos os anos entre o Carnaval e a Páscoa. É a integração de culturas e gerações amplificando a difusão da música e estimulando o aprimoramento musical dos estudantes brasileiros.

Grandes nomes das músicas brasileira e internacional já passaram pelo palco do Festival em suas duas edições anteriores. Bom exemplos não faltam: a Banda Mantiqueira, a soprano Julia Thorton, Leny Andrade, o pianista David Gazarov, o violoncelista Leonard Elschenbroich, Monica Salmaso, o flautista Benoit Fromanger e, em todas as edições, o músico César Camargo Mariano.

O evento, desde a sua origem, contempla várias atividades interligadas que acontecem simultaneamente durante uma semana e tem como eixo o Teatro L’Occitane l, assinado pelo arquiteto François Valentiny e provido de duas plateias, uma delas coberta, outra ao ar livre, com capacidade para 1.100 lugares cada.

Paralelamente aos concertos, os solistas internacionais convidados de cada edição ministram clínicas de técnica e interpretação – Masterclasses – a estudantes avançados de música. As Masterclasses são abertas ao público, permitindo a estudantes de qualquer nível participar como espectadores mediante inscrição prévia no site do evento.

Simultaneamente ao festival, os integrantes das orquestras jovens também ministram gratuitamente aulas de iniciação musical para a comunidade, com interessados de qualquer faixa etária (workshops realizados em locais definidos a cada ano); os alunos das escolas públicas da região recebem aulas nas próprias escolas, ministradas por integrantes do Projeto Neojibá, de Salvador, com a coordenação do MeT.

 

 

Por dentro do Festival MeT

O festival Música em Trancoso surgiu como fruto do sonho de quatro amigos. Sabine Lovatelli, Reinold Geiger, Carlos Eduardo Bittencourt e François Valentiny. Criado com a intenção de fazer das artes e da educação artística uma fonte permanente de desenvolvimento pessoal e social, o MeT caracteriza-se por seus objetivos em quatro segmentos distintos e complementares.

Do ponto de vista cultural, tem, por pressuposto, realizar e as manifestações culturais compatíveis com os anseios da comunidade local; divulgar a música clássica e popular e estimular a formação de novas plateias; reunir músicos consagrados internacionalmente e brasileiros com orquestras jovens e seus correspondentes locais, mantendo permanente intercâmbio e aperfeiçoamento musical.

Complementarmente, seu aspecto socioeducativo contempla a ampliação do conhecimento e a difusão da cultura por meio de espetáculos de música, teatro, cinema e outras manifestações artísticas; estimular o gosto pela arte para fazer dela um instrumento de transformação e inclusão social; promover o aprimoramento técnico de jovens músicos por meio das masterclasses e, ainda, estimular o interesse pela música por meio de aulas de iniciação musical nas escolas públicas.

Já no quesito ambiental, o MeT pretende ser exemplo da convivência harmônica entre respeito à natureza e o desenvolvimento cultural, social e econômico, estimulando a conscientização e a disseminação do sentimento de preservação ambiental com o apoio de espetáculos e eventos artísticos.

E, por fim, economicamente o festival tem por objetivos atrair um público adicional para a região, fora da sazonalidade do verão, que queira unir cultura e cidadania empresarial e criar uma alternativa econômica para a comunidade local, propiciando um polo multiplicador de desenvolvimento.

 

Serviço: Mais informações sobre a programação 2020 em www.musicaemtrancoso.org.br

 

PROGRAMAÇÃO:

 

14/3, sábado | Música Sinfônica. A Orquestra Acadêmica Mozarteum (OAMB), com regência de Carlos Moreno e formada em sua maior parte por jovens bolsistas, abre o festival ao lado de músicos de renome internacional, em um repertório de obras-primas, como a Sinfonia nº 3, a Eroica de Beethoven. Os solistas convidados são Lorenz Nasturica-Herschcowici (violino), Raffaele Giannotti (fagote), Salvador Navarro (trompa) e Manuel Blanco (trompete).

 

15/3, domingo | Ópera.  É a noite das mais belas árias desse gênero musical, interpretadas por grandes cantores líricos, com acompanhamento da OAMB, sob regência do espanhol Pascual Osa. As sopranos Ebonny Preston Woods e Natalie Manfrino, o tenor Enrique Folger, o barítono Derrick Lawrence e o violinista Lorenz Nasturica-Herschcowici compõem o elenco de solistas.

 

16/3, segunda-feira | Toquinho. Clássicos da música popular brasileira, estrelada pelo consagrado cantor, compositor e violonista Toquinho, que proporcionará um programa emocionante, com o resgate de parcerias notáveis, especialmente com Vinícius de Moraes. Músicos excepcionais participam desta noite especial: Camila Faustino (vocal), Nailor Proveta (clarinete), Ivani Sabino (baixo) e Pepa D’Elia (bateria).

 

17/3, terça-feira | Bossa Nova and Tango Meet Jazz. Virtuoses de diferentes nacionalidades se unem para promover um fascinante encontro de linguagens musicais, em um programa original e arrebatador. Arranjos e piano, Gustavo Beytelmann; violino, Oscar Bohórquez; baixo, Leonardo Teruggi; vibrafone, Philippe Macé: e bandoneón, Louise Jallu.

 

18/3, quarta-feira | From Soul to Soul. Uma noite de música para tocar a alma, com os cantores Ebony Preston Woods (soprano) e Derrick Lawrence (barítono), interpretando uma seleção de canções inesquecíveis, de Stevie Wonder e Nina Simone a Diana Ross e Lionel Richie. Um magnífico grupo instrumental integra o espetáculo: Kristina Brodersen (saxofone), Morten Ginnerup (piano), Arnulf Ochs (guitarra), Jens Loh (contrabaixo) e Jean Marc Robin (bateria).

 

19/3, quinta-feira | Música de Câmara. Um encontro entre mestres e discípulos, em um concerto que coloca em evidência os talentos brasileiros. No palco, em formação camerística, estarão alguns dos melhores solistas de orquestras europeias e os músicos da Orquestra Acadêmica Mozarteum Brasileiro que mais se destacaram nas masterclasses do festival. Lorenz Nasturica-Herschcowici, direção e violino; Michael Hell, violoncelo; Raffaele Giannotti, fagote; Salvador Navarro, trompa; Manuel Blanco, trompete; e Stefan Gagelmann, percussão.

 

20/3, sexta-feira | Música Sinfônica. Um concerto que privilegia gênios musicais como Mozart e Beethoven, protagonizado pela Orquestra Jovem Municipal de Guarulhos, conduzida por um notável maestro convidado – o norueguês Terje Mikkelsen. Solistas de renome internacional participam dessa noite: Maciej Pikulski, piano; Aaron Wajnberg, piano; Lorenz Nasturica-Herschcowici, violino; e Michael Hell, violoncelo.

 

21/03, sábado | My Fair Lady. Em formato de concerto, com a participação da Orquestra Jovem de Guarulhos e um superelenco de solistas, essa versão de My Fair Ladyrevive a magia de um clássico do cinema e do teatro musical. Baseada na peça Pigmalião, de George Bernard Shaw, foi estrelada no cinema por Audrey Hepburn (como a vendedora de flores Eliza Doolittle) e Rex Harrison (o professor que transforma Eliza em uma dama da alta sociedade). Regência de Masayuki Carvalho. Com Ebony Preston Woods, soprano; Enrique Folger, tenor; Derrick Lawrence e Kevin Greenlaw, barítonos; e narração de Marcelo Jaffé.

 

Onde ficar em Trancoso

O destino tem várias opções de hospedagem, mas para quem pretende aproveitar o mix de música, descanso, praia e natureza, a Pousada Travel Inn oferece um excelente custo benefício no período do Festival, entre os dias 14 e 21 de março.

O melhor local para se hospedar em Trancoso é, sem dúvida  a proximidade do “Quadrado”,o charmoso centrinho onde estão os restaurantes, lojinhas e o centro histórico. A localização da Travel Inn, na Praia do Rio Verde, a menos de 2km do local, está entre os benefícios para os hóspedes, que podem jantar ou passear a noite pela região curtindo tudo que a vila tem a oferecer nesse período.

Essa localização também privilegia o acesso ao Teatro L’Occitane, onde acontecem diariamente as apresentações do Festival de Música . O visitante hospedado na Pousada Travel Inn leva menos de 20 minutos de carro para chegar ao local.

Durante o dia, se a escolha for se entregar ao dolce far niente, ela proporciona acesso direto à praia de areias limpinhas, mar calmo, ampla área de lazer, piscinas e um delicioso Beach Club “pé na areia”. O local oferece serviço de praia, esteiras, guarda-sóis e restaurante que serve pratos da gastronomia contemporânea, peixes e frutos do mar, entre outros, além da tradicional comida típica baiana

Serviço:

Pousada Travel Inn Trancoso
Estrada Trancoso Itaquena, 740 – Trancoso – BA

Estacionamento e wi-fi gratuitos. Possui serviço de Pet Friendly
Mais informações: 0800 773 3300

https://www.travelinn.com.br/trancoso/pousada/