Existe história de amor mais complicada do que a nossa com a comida? Vivemos tempos de amor e ódio, dietas e mais dietas, sempre tentando se adequar aos padrões. Comemos demais, comemos de menos, cortamos alguns itens da nossa alimentação, acrescentamos outros ditos milagrosos, mas poucas vezes buscamos um equilíbrio. A minha história com a nutrição começou aí. Sempre defendi que o alimento dentro da sociedade como uma história de amor.
Com brigas e paixões, ilusões contra realidade. Devemos lembrar que um alimento conta uma cultura, um hábito, um desejo, um prazer ou um desprazer. Mas não podemos esquecer, que além do sabor e das memórias, vem a propriedade nutricional, o alimento também alimenta o corpo e o mantém em funcionamento. E entender como eles agem no nosso organismo é fundamento.
Após minha especialização em Psicologia da Nutrição no Institute of Psichology of Eating na California, comecei a aplicar esses novos conceitos com os pacientes, fugindo da nutrição tradicional, unindo a ciência com o prazer em comer e gerar resultados eficientes e duradouros. Meu objetivo era comparar a diferença terapêutica das receitas em comparação ao ingrediente utilizado isoladamente.
Hoje tenho cursos e e-books sobre a nutrição terapêutica e como usá-la a favor da nossa saúde. São receitas para reduzir estresse, ansiedade e melhorar seu humo, melhorar o intestino, desintoxicar o fígado e assim por diante. Como ter acesso a tudo isso? Me siga lá no Instagram @nutri_secrets.
Bolo de Chocolate terapêutico
Ingredientes:
- 4 colheres de sopa rasas de cacau em pó 100%
- 6 colheres de sopa de geléia de damasco 100% fruta sem adição de açúcar/adoçante
- 5 ovos (eles que vão dar estrutura para o bolo já que não vai farinha)
- 70g de chocolate 70% derretido
- 1 colher de sopa cheia de fermento em pó para bolo
- 2 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem
Para o recheio:
Geléia de Frutas vermelhas 100% fruta sem adição de açúcar ou de adoçante. Ou pode adicionar frutas vermelhas como morango, amora, mirtilo, framboesa em pedaços no centro do bolo.
Modo de Preparo:
Bata os ovos com um garfo tipo omelete. Coloque todos os ingredientes em um bowl (potinho) e mexa até ficar uma massa lisa e homogênea. Coloque em formas de cupcake (aquelas individuais) enchendo 3/4 da forma e asse por 20 a 30 min em forno 180 graus. Espete um palitinho para ver se saiu sequinho. Recheie depois que bolo estiver frio. Polvilhe com coco ralado desidratado sem adição de açúcar. Se preferir em uma forma comum, use uma pequena de 22×22 cm.
Dica da Nutri:
- Consumir 1 a 2 porções desse bolo junto com 2 castanhas do Pará ou 5 nozes e 1 copo de 200ml de suco de acerola natural (pode usar polpa congelada);
- Pode substituir a geleia de damasco pela mesma medida de purê de maçã ou de suco de uva também para adoçar.