Recebi a seguinte dúvida de uma leitora do blog. “A minha Maisy pode ser classificada como vira-lata?”, pergunta ela. A dona conta que o bichinho é uma mistura de Poodle com Maltês. Segundo ela, “a pequena é mais linda do que qualquer uma destas raças”, orgulha-se.
Fui esclarecer esta questão com o zootecnista Paulo Parreira do Instituto de Saúde e Psicologia Animal (INSPA). E descobri que podem ser oficializadas as misturas entre Poodle e Cocker e de Labrador e Poodle!
Adianto para a leitora que a Maisy é uma legítima mestiça! E que de raça, mestiço ou vira-lata o que importa mesmo é o amor que estes bichos nos proporcionam.
Confira abaixo como é esta definição:
Mestiço
Um cão mestiço é o produto do acasalamento entre dois cães de raças diferentes. Daí, por diante, qualquer acasalamento de um cão de raça pura com um mestiço é, automaticamente, um mestiço.
Existem inclusive algumas raças como Cockerpoo (Poodle com Cocker) e Labradoodle (Labrador com Poodle), que alguns criadores estão tentando oficializar no exterior.
Raça pura
Um cão de raça pura é o produto do acasalamento entre dois cães de mesma raça reconhecida pela FCI (Fédération Cynologique Internationale). O órgão representante da FCI, no Brasil é a CBKC (Confederação Brasileira de Cinofilia).
Vira-lata (Sem Raça Definida)
O vira-lata é o produto do acasalamento entre dois mestiços cujo resultado torna impossível definir qual ou quais as raças que o originaram. Alguns autores, ainda, definem o mestiço cujas raças de origem são impossíveis de definir como SRD (Sem Raça Definida).