“Bater não resolve nenhum problema comportamental, somente cria novos!”
Educar os cães é uma tarefa difícil, que exige muita paciência e dedicação. Quanto mais cedo começar a discipliná-los, melhor. Muitas vezes o responsável pelo cachorro acaba reforçando, sem perceber, atitudes indesejadas do animal. Como na educação de crianças, bater não é uma atitude indicada. A minha poodle aprendeu a fazer xixi no lugar certo em uma semana.
Minha estratégia era deixá-la de castigo cinco minutos trancada na área de serviço. Depois de dar uma bronca imediatamente após ela fazer xixi no lugar errado. Pela porta de vidro eu a observava com o coração na mão. O bom foi que rapidinho ela entendeu o recado. Esta é uma das queixas mais frequentes de quem tem problemas com seus cães, além da agressividade e latidos excessivos.
Confira a entrevista com Paulo Parreira, zootecnista, especialista em comportamento animal e professor do curso de Medicina Veterinária da PUCPR
-Existe um período melhor para os filhotes aprenderem?
Os cães têm como período ótimo de socialização quatro meses de idade (pode variar entre indivíduos e raças). Para o aprendizado, o ideal seria quanto mais cedo melhor, visto que desde o momento que o animal chega em nossa casa, ele já esta aprendendo. Outro ponto importante, é que cães mais velhos têm maiores dificuldades em aprender, principalmente, pelo fato de estarem já acostumados com alguns comportamentos. Tirar velhos hábitos é difícil para cães e humanos!
-Como educar o cão para atender comandos?
Para educar um cão é importante saber exatamente o que se quer ensinar. Podem ser usados comandos ou gestos, desde que sempre sejam usados os mesmos para determinada situação, por todas as pessoas que convive com ele. Assim haverá uma padronização da emissão da mensagem, o que facilitará muito o aprendizado do animal.
-Qual a importância do tom de voz na educação do animal?
Muito importante. Através do tom de voz, o responsável poderá dar maior enfoque para determinado comando (por exemplo: NÃO!). Não é necessário gritar com o cão. Eles escutam muito bem!
-Como mostrar ao animal que ele fez algo errado sem bater?
Com firmeza e tom de voz incisivo. A nossa postura corporal também mostra ao cão que a atitude dele, naquele momento, foi errada. Bater não resolve nenhum problema comportamental, somente cria novos!
-Quais as raças mais inteligentes, que aprendem com maior facilidade?
Isso é relativo. Muitas pesquisas apontam que o Border Collie é a mais inteligente. Isto é baseado principalmente na facilidade de aprendizado de novos comandos. Mas não vejo muita relevância nestas pesquisas.
-Em quais casos o adestramento é indicado?
Nos casos em que se quer ter maior controle do animal, melhorando a sua convivência entre humanos e outros animais.
-É importante que cães de grande porte passem por adestramento?
Sim, pelo fato de que com um programa de adestramento bem feito e executado por profissional responsável e qualificado, o responsável pelo cão terá maior controle sobre ele, evitando-se assim eventuais acidentes.
-Quando chamar um especialista em comportamento animal?
A consultoria comportamental atua mais em casos isolados, específicos (xixi no lugar errado, agressividade, etc) e pode utilizar o adestramento como ferramenta auxiliar no processo. Estes serviços deveriam ser contratados antes do surgimento dos problemas, quando o cão é filhote. Mas infelizmente as pessoas tendem a esperar o problema surgir para procurar ajuda. Em alguns casos, pode ser tarde demais.