Pet places são cada vez mais comuns nos condomínios
A forte influência dos pets no setor imobiliário traduz a chamada família multiespécie, que tem, no bichinho de estimação, um membro do “clã” . Tanto que, boa parte dos novos empreendimentos que estão chegando ao mercado incluem itens de conforto e conveniência para os animais de companhia, caso dos pet places com gramado e bebedouro. Nos condomínios que não têm uma área específica para isso, é cada vez mais comum que façam adaptações para atender a essa demanda que só cresce.
De acordo com o censo do Instituto Pet Brasil, com dados de 2021, o número de pets catalogados, chegou a 149,6 milhões no Brasil. Isso significa que pelo menos 70% da população tem animais de estimação em casa. O Brasil é o terceiro maior país em população total de animais de estimação. principalmente cães, gatos, peixes e aves, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação (Abinpet). “Na nossa imobiliária, lançamos até um mascote para representar essa tendência dos novos empreendimentos, já que percebemos que as famílias com pets, preferem comprar ou alugar casas e apartamentos em condomínios com espaço reservado para eles”, observa a diretora administrativa da JBA imóveis, imobiliária com sede em Curitiba, Claudia Tocci Gonçalves.
A importância dos bichos de estimação é cada vez maior para pessoas que vivem sozinhas, para casais de todas as gerações e para famílias de todos os tamanhos.
Os pet places – Em 2023, os pet places se tornaram ainda mais comuns no setor imobiliário, Eles são espaços em casas e condomínios residenciais onde os pets podem brincar, passear ou até mesmo participar de treinos. Uma espécie de nova versão do playground para crianças.
E eles vão além da diversão. São sinônimos de saúde física e mental dos pets. Por isso, para acompanhar essa tendência e proporcionar mais bem-estar aos bichinhos de estimação, o mercado imobiliário tem apostado em projetos diferenciados para esses espaços.
Outra vantagem de um condomínio construir essa área é a valorização dos empreendimentos imobiliários atuais, assim como aconteceu há alguns anos com os condomínios-clube, com áreas de lazer, cozinhas gourmet e espaços fitness.
A segurança é um importante diferencial. Nos pet places, os moradores de quatro patas não têm por onde fugir nem correm risco de acesso a plantas ou elementos tóxicos encontrados com facilidade nas ruas. É vantagem também para o tutor que não tem tempo de levar seu amigo peludo para dar aquela voltinha no quarteirão.
De olho no mercado – Ainda, segundo o sócio e diretor da rede JBA, Ilso Gonçalves, por lá, os personagens lançados nas campanhas de marketing desde o ano de 2007, têm o objetivo de acompanhar as tendências do mercado. “Já tivemos o Sobradinho, o sr. Sobraldo, perfil de pai responsável, sempre atento às oportunidades de bons negócios e investimentos, a sra. Sobradite, mãe moderna, decoradora profissional e atenta aos detalhes, depois vieram os filhos: o Edi, o mais alto, representa um edifício e é habilidoso na solução de problemas e interessado em inovação e a caçula da família, Kiti Neti, uma jovem conectada com as novas tecnologias e o universo online”, conta. “O processo de criação dos personagens acompanhou as principais transformações da sociedade e do mercado imobiliário, de geração em geração. Os mascotes cumpriram a função de transmitir simpatia e empatia, já que são o reflexo de diferentes perfis do consumidor imobiliário também, que é o nosso cliente”, avalia o sócio e diretor da rede.
Papo pet, com assessoria JBA Imóveis
Fonte: Instituto Pet Brasil