A filhote de puma que chegou nesta semana a Curitiba está abrigada num setor reservado do Passeio Público. Em fase de amamentação e adaptação, ela deverá ser transferida para o Zoológico provavelmente apenas dentro de dois ou três meses. No Zoo, ela será permanentemente monitorada, mas dificilmente poderá retornar à vida selvagem. A difícil readaptação ao habitat natural se daria, entre outros motivos, porque a puma não aprendeu a caçar, o que acontece nos primeiros meses de vida do animal, e ficaria vulnerável a vários riscos.
A filhote foi encontrada durante o processo de colheita na Usina Cerradinho, em Chapadão do Céu, Goiás. Ela foi recolhida ferida, após ser atingida por uma colheitadeira e, posteriormente, encaminhada ao Centro de Recepção de Animais Selvagens (Cras) de Mato Grosso do Sul.
No início de junho, a puma veio transferida para Curitiba, junto de quatro papagaios galegos, após o Zoológico enviar ao Cras o jacaré que foi capturado no Parque Barigui no fim do ano passado. Todas as transferências foram autorizadas pelo Ibama-PR. O jacaré foi solto numa fazenda de turismo do Pantanal sul-matogrossense, de onde é nativo, e a sua readaptação ao Pantanal deverá ocorrer sem dificuldades.
Durante cinco meses, o Zoológico de Curitiba atuou como fiel depositário do animal, abrigando-o provisoriamente até que se identificasse a melhor alternativa para ele. “Os outros dois jacarés que vivem no Zoo também são machos, portanto, ele não poderia ser colocado no mesmo recinto de nenhum deles”, informa a chefe da Unidade de Zoológicos da Prefeitura, Tereza Cristina Castellano Margarido. O jacaré é da espécie Caiman yacare ou jacaré-do-pantanal.
Fonte: Prefeitura de Curitiba (Agência de Notícias)