Piscina e Pets

Fabiana Ferreira

Confira cinco dicas da veterinária Thaís Matos, da Dog Hero, sobre cuidados com cães em dias quentes e antes de deixá-los dar aquele mergulho na piscina.

1. Atenção com a saúde e alimentação do cãozinho

Evite alimentar o cão antes dele entrar na piscina, pois o pet pode passar mal e até ter uma congestão. O ideal é entrar na água três horas depois de alguma refeição. 

2. Cuidado com traumas e acidentes na piscina

Procure deixar o cachorro bem à vontade para ele entrar da piscina como desejar ou, então, coloque-o lentamente e com cuidado. Não jogue o animal na piscina, achando que é uma brincadeira. Pelo contrário, essa atitude pode gerar um trauma muito grande e até machucá-lo.

3. Evite queimaduras indesejadas no seu pet 

Assim como os humanos, os cães sentem muito calor, ficam cansados e podem sofrer queimaduras nas patas nos períodos mais quentes do dia. Procure curtir os dias de verão com ele nos horários em que o sol estiver mais ameno. Uma dica importante é o uso de protetor solar próprio para pets. Aplique o produto nas orelhas e no focinho para evitar queimaduras. 

4. Utilize proteção no cão para evitar afogamentos 

Para os cães que não são acostumados a entrar na piscina, uma dica é colocar uma coleira de peito para que, caso o animal fique cansado ou tenha câimbras, seja possível puxá-lo rapidamente. Outra opção é investir em coletes salva-vidas próprio para cães, o produto é muito parecido com o de humanos.

5. Invista nos cuidados pós piscina 

Depois que o cãozinho sair da piscina é fundamental dar banho nele com shampoo próprio para cães para tirar o cloro dos pelos. A secagem após o banho é essencial para evitar micose, dermatites e alergias ao cloro. Também é importante secar bem as patas dos pets. Prestar atenção se há água no ouvido do pet, pois este acúmulo pode gerar um quadro de inflamação chamado de otite. Busque secar bem as orelhas e observar se ele está com algum incômodo no ouvido.