O Projeto Focinhos atingiu a marca de 10.034 castrações de animais domésticos desde a fundação da ONG, em novembro de 2006. Em média são realizadas cerca de 150 cirurgias por mês. Desse número o maior atendimento é destinado às fêmeas, pois a castração delas é a forma mais eficaz para o controle populacional de cães e gatos. Os custos com os procedimentos ficam em aproximadamente R$ 12 mil por mês e são pagos por meio de doações e venda de produtos do projeto.
A castração número 10 mil foi comemorada pelos voluntários do projeto, pois foi realizada na cadela Paka, que foi resgatada em Araucária. Assim como as diversas histórias de animais abandonados, Paka passou por muitas dificuldades antes de achar um lar. A cachorra, que tem cerca de 8 meses, foi adotada após os pais morrerem envenenados. Quando tinha 2 meses contraiu parvovirose, mas conseguiu se recuperar. “Felizmente, hoje ela está saudável e bem tratada. A cirurgia de castração dela foi um sucesso e está se recuperando muito bem”, conta Vania Rombauer, voluntária do Projeto Focinhos.
Segundo Lahna Winter, cofundadora do projeto, a castração, além de colaborar com a redução de animais nas ruas, traz benefícios aos animais. “As fêmeas não entram mais no cio, não correm o risco de desenvolver câncer de útero e de ovário e diminui a probabilidade de ocorrências de câncer de mama”, explica.
A castração consiste na remoção do útero e de ovários das fêmeas e nos machos é feita a remoção dos testículos. “Para fazer o procedimento não é necessário aguardar a fêmea ter a primeira cria e, quando possível, a castração deve ser realizada antes do primeiro cio, pois é mais benéfico para o animal. Além disso, o procedimento não prejudica o crescimento e o desenvolvimento deles”, esclarece Lahna.
As cirurgias realizadas pelo Projeto Focinhos são feitas por veterinários voluntários em clínicas estruturadas, com os animais anestesiados e com todos os cuidados necessários para o procedimento. Para custear os procedimentos o Projeto conta com a ajuda de doações espontâneas, contribuições dos Amigos do Focinhos (colaboradores cadastrados que fazem doações mensais) e a venda de produtos com a logomarca Focinhos.
Para contribuir acesse www.projetofocinhos.org.br ou pelo Facebook www.facebook.com/projetofocinhos
Perfil Projeto Focinhos
O Projeto Focinhos é uma ONG sem fins lucrativos fundada em 2006 com o intuito de diminuir o número de animais abandonados nas ruas de Curitiba e região. O projeto faz a castração de animais domésticos por meio de parcerias com médicos veterinários e clínicas veterinárias. A instituição não possui sede própria e as cirurgias são agendadas pelo telefone (41) 8847-2787, de segunda a quinta-feira, das 11h30 às 13h30 e das 19h às 21h, e nas sextas-feiras pela manhã. Para manter as atividades a ONG conta com apoio de voluntários que contribuem mensalmente. Os Amigos do Focinhos fazem doações a partir de R$12 mensais, por meio de boleto bancário. O dinheiro arrecadado é revertido em material cirúrgico utilizado na cirurgia de esterilização de animais de famílias de baixa renda. Mais informações no site www.projetofocinhos.org.br e pelo email focinhos@projetofocinhos.org.br.