Propostas para a causa

Redação Bem Paraná

Órgãos de proteção animal vão apresentar propostas para candidatos a prefeito de Curitiba

A ONG Pense Bicho, em conjunto com o Comupa (Conselho Municipal de Proteção Animal de Curitiba), defende e quer colocar em prática a ideia de apresentar aos candidatos a prefeito da capital paranaense, as propostas de defesa da causa animal. “Encaminhamos um conjunto de 10 propostas ao Comupa, que foram elaboradas pelo FDDA (Fórum de Defesa dos Direitos dos Animais) e que gostaríamos que fossem encampadas pelos candidatos”, avalia o presidente da ONG e integrante do Comupa, Aurélio Munhoz.

Dentre as propostas listadas pelo documento da FDDA, estão a implantação da guarda responsável de animais, com base em visão ética biocêntrica; e o controle e restrição do comércio e criadouros de animais como estímulo a adoção responsável – ideias já defendidas pela Pense Bicho. “O trabalho, de cunho 100% educativo, da ONG, é voltado para a conscientização e a guarda responsável de animais, sem visar o lucro com a venda desenfreada de filhotes, assim como controlar a taxa de abandono, o tráfico de animais e o crescimento populacional desordenado, que atinge a saúde pública de toda a população”, diz Aurélio.
Além disso, o documento propõe outras ações consideradas importantes e, que atualmente, não vem sendo realizadas pela Prefeitura.

Na pesquisa de opinião feita durante o FDDA, 85% dos entrevistados relataram que as tarefas de atendimento aos animais são realizadas pelas entidades de proteção aos animais. Já 83% consideram que a Prefeitura não atende a demanda relacionada a esse assunto e, quando solicitada, em 62% dos casos, o governo da cidade respondeu aos atendimentos dizendo que “isso não era com a Prefeitura”.

Sobre a ONG Pense Bicho
A Organização sem fins lucrativos Pense Bicho tem cunho 100% educativo e social que alerta, informa e conscientiza o cidadão urbano em relação a guarda responsável de animais domésticos. Informações: www.pensebicho.org.