O sistema recém descoberto é o maior regulador bioquímico do organismo, e pode ser estimulado com suplementos e auxiliar no tratamento e na prevenção de dermatites

Nico foi diagnosticado com dermatite desde filhote – Foto: Ana Laura Rocha

Que atire a primeira pedra o tutor que ainda não viveu na pele um problema de dermatite do seu pet. “As dermatites são doenças frequentes na rotina clínica – representam cerca de 40% dos casos atendidos na clínica veterinária de pequenos animais -problema que é potencializado pela chegada do inverno. Nos dias frios o ar fica mais seco, levando a queda de pelos, ressecamento da pele e excesso de lambedura”,  aponta Rafael Traldi, médico veterinário, mestre em Biotecnologia e consultor da Pearson Pets. A boa notícia é que a medicina veterinária já conhece mecanismos na própria fisiologia animal que podem ser estimulados para prevenir inflamações e até a coceira, como é o caso do sistema endocanabinoide, que existe naturalmente no corpo de mamíferos, inclusive dos humanos.

  Ainda complexo, o sistema  é fruto de estudos, mas sabe-se que ele é o maior meio de regulação bioquímica presente em todos os seres vivos. Encontrado em praticamente todos os animais, sua atuação se dá em diversos processos fisiológicos, como regulação de apetite, dor, movimento, função imunológica e crescimento ósseo. Ele é ativado por meio de substâncias canabinóides, como a própria cannabis e a PEA (palmitoiletanolamida, Biotina, Zinco e Vitamina C), uma espécie de canabimimético, ou seja, que se comporta como um canabinoide, extraído do óleo de palma e manipulado em laboratório, mas com atuação nos mesmos receptores da cannabis.

Estudo aponta redução de sintomas –  Um estudo realizado pela Bionova, que atua na fabricação e manipulação de medicamentos,  revelou que a substância Levagen®️ (PEA – Palmitoiletanolamida), interage com os receptores do sistema endocanabinoide presentes na pele dos cães e, como resultado, age na redução das inflamações, coceira e vermelhidão comuns em dermatites, alergias e outras condições de pele – resultando em maior controle dos problemas dermatológicos. Além disso, o PEA também tem propriedades antioxidantes, que aceleram o processo de cicatrização.

“A pesquisa foi realizada in vitro sem a presença de animais, apenas com células cultivadas que simulam, de forma precisa, as inflamações encontradas na pele dos pets”, detalha Juliana Novelli, médica veterinária e gerente de produtos da Pearson Saúde Animal. Pioneiro no mercado, o Nutricore Alivium é um coadjuvante no tratamento de distúrbios dermatológicos em cães. Ele é o único suplemento que conta com o Levagen®️ (PEA – Palmitoiletanolamida), capaz de estimular o funcionamento do sistema endocanabinoide do animal e trazer alívio aos sintomas.

Apesar dos diversos benefícios apresentados pela utilização da suplementação, é necessário ressaltar que o diagnóstico da enfermidade segue sendo fundamental e,  por isso, a recomendação é buscar orientações de um médico veterinário, além de redobrar a atenção no ambiente em que o pet está inserido.

É possível prevenir e tratar graças à própria fisiologia animal Foto: Freepik