Em relato sobre o caso das mortes envolvendo os cães no Terminal do Hauer, em Curitiba, a Sociedade Protetora dos Animais se pronuncia via Facebook. Segundo a URBS o acidente não teria sido intencional e o motorista não teria visto os animais embaixo do ônibus.
Segue relato:
Entramos em contato com a URBS que nos informou que na data mencionada houve um acidente envolvendo cães no terminal da Vila Hauer e que as imagens do ocorrido serão divulgadas ainda hoje. Segundo o relato que recebemos das imagens, o ônibus já teria desembarcado e embarcado passageiros, o motorista teria permanecido o tempo todo no veículo. Neste meio tempo 7 cães teriam entrado em baixo do ônibus e 5 cães teriam permanecido ao lado do veículo. Neste momento o ônibus partiu, atingindo 2 cães que estavam em baixo do veículo com as rodas de trás, sendo que 5 cães correram. Os dois cães mortos foram removidos por funcionários do terminal. Não há informação ainda de cães que teriam permanecido no local com ferimentos.
Está sendo conduzida averiguação do ocorrido pela URBS, Rede de Defesa e Proteção Animal de Curitiba e levaremos o caso a DPMA para investigação, mas segundo consta e é mostrado nas imagens, o motorista não teria visto os animais que não estavam na frente do veículo, conforme relato da denúncia originalmente divulgada.
Segundo consta, não há proibição da URBS (nem deveria haver) sobre a alimentação de cães nos terminais. Caso alguém presencie algum problema pontual deve denunciar imediatamente. Conversamos também sobre a necessidade do atendimento de animais envolvidos em acidentes, sendo que a Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC) tem auxiliado neste sentido, seja qual for a origem de pedido de socorro para os animais.