Divulgação

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante um homem, de 38 anos, no momento em que receberia uma alta quantia em dinheiro de uma dentista de 44 anos O golpe já havia resultado em aproximadamente R$ 70 mil. O homem é suspeito de enganar mulheres com promessas amorosas e coagi-las a dar dinheiro a ele., o chamado `estelionato amoroso`. A prisão ocorreu no Centro de Curitiba, na noite de quarta-feira (19).

Segundo o delegado Emmanoel David, junto com a polícia de Santa Catarina, foram rastreados mais de 17 boletins de ocorrência contra o homem, todos sobre estelionato. “Ele é um estelionatário profissional, que ficava em hoteis sem pagar, aplicava golpes mais complexos, como falsificar carta de crédito e dava vários golpes amorosos”.

Para abordar suas vítmas, o estelionatário sempre usava de posições de poder, se apresentava como assessor parlamentar, médico e advogado, envolvia as vitimas para extorquir dinheiro. “Ele sempre abordava as vítimas, a maioria mulheres de 45 anos para cima, pelas redes virtuais, quando conseguia fazer um perfil da vulnerabilidade delas. Se eram solteiras, viúvas, separadas.  Em alguns casos, o golpe era todo virtual. Após envolver a vítima, ele dizia que estava em outro país  e que precisava de dinheiro para encontrá-la no Brasil. Em outros casos, como o que fizemos o flagrante, ele abordava a vítima virtualmente e depois se envolvia com ela na vida `real`”, explicou o David. No caso flagrado pela polícia, a mulher estava com o golpista há mais de um ano. Para ela, ele deu um nome falso, uma profissão falsa. “Ela deixou de pagar o próprio plano de saúde e a festa do filho para dar dinheiro para ele”, disse o delegado.

David alerta que o estelionato amoroso é cada vez mais comum no Brasil e que é preciso cuidado com os relacionamentos. “Num relacionamento normal, a pessoa pode ganhar presentes, mas pedir grandes quantias de dinheiro não é normal”.