Nesta semana, em apenas dois dias, ocorreram três tombamentos de veículos porta-contêineres na BR-376, em Tibagi, na região dos Campos Gerais. Em um dos casos, o motorista morreu no local.
Diante deste cenário, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) intensificou as abordagens a esse tipo de veículo. O modal porta-contêiner é amplamente utilizado nas rodovias paranaenses, especialmente em razão da exportação de produtos pelos portos do Paraná e de Santa Catarina.
A PRF realizou, nesta quinta-feira (24), uma operação de fiscalização direcionada a veículos porta-contêineres na BR-376, no município de Ponta Grossa.
Durante a operação, foram fiscalizados 24 caminhões, com o registro de 21 autos de infração. As principais irregularidades encontradas envolviam más condições de segurança, como pneus desgastados, falhas nos sistemas de freios e dispositivos de retenção de carga fora dos padrões.
Um dos veículos abordados circulava com o sistema de freios do semirreboque totalmente isolado e inoperante. Também foram constatados um caso de excesso de peso, cinco veículos com equipamentos ineficientes ou inoperantes, sete com equipamentos em desacordo com a legislação e quatro motoristas que descumpriram o tempo de descanso obrigatório.
Nos casos mais graves, os veículos foram retidos e só puderam seguir viagem após regularização completa das falhas constatadas, com comprovação de condições mínimas de segurança para circulação.