Na noite desta segunda-feira, 4 de dezembro, um incêndio atingiu três casas e um depósito de recicláveis na Vila Pantanal, no bairro Boqueirão, em Curitiba. Quando os bombeiros foram acionados, a informação inicial era de aproximadamente 7 casas estariam em chamas. Uma das casas era mista. Apesar dos prejuízos financeiros não houve vítimas.
As causas ainda não foram determinadas, mas conforme a informação de testemunhas, moradores que trabalhavam com materiais reciclados, costumavam fazer fogueiras próximo ao depósito de reciclados. Por conta da precariedade do sistema elétrico, não foi descartada a possibilidade de causa acidental, uma vez que o fogo por ter atingido a fiação.
Foram enviados para o local os ABTRs: Boqueirão, Bairro Novo; CT do Portão; Oficial de Área e Oficial Supervisor. Em virtude da impossibilidade do CT chegar até o local, foi acionado o ABTR de São José do Pinhais, da Região Metropolitana de Curitiba.
Ao chegar no local, foi verificado que na área era armazém de grande quantidade de materiais recicláveis. O fogo já havia atingido três residências, duas estavam completamente destruídas e uma parcialmente, totalizando uma área total de aproximadamente 500m².
Viaturas da Polícia Militar e da Guarda Municipal isolaram a área para evitar perigo para os moradores. Uma equipe terceirizada da Copel também foi acionada a fim de minimizar os riscos elétricos provenientes de ligações clandestinas.
Além disso, houve o controle do perímetro da casa a fim de evitar que o fogo tomasse outras residências vizinhas.
A água para o combate ao incêndio foi obtida inicialmente pela bomba do ABTR do PB Bairro Novo. Os demais caminhões foram abastecidos pela CT/PB Portão (como não havia acesso a CT no local, a referida viatura permaneceu afastada em local seguro, atuando somente no reabastecimento dos ABTRs).
Após a chegada do ABTR do PB Afonso pena, devido a sua maior capacidade de utilização de espuma, foi realizado o remanejamento das viaturas, priorizando o combate com o ABTR do 6ºGB, Até o final do rescaldo foram utilizados, aproximadamente, 20.000 L de água e 280 L de LGE.
Ao todo, 15 homens atuaram no combate as chamas. A Defesa Civil Municipal também estava no local para providenciar a devida assistência aos moradores do local atingido.