‘Especialistas’ em roubos de carros e motos acabam presos em Curitiba

PCPR, editada por Lycio Vellozo Ribas
30policia3

Foto: Adilson Domingues / PCPR

Seis suspeitos de crimes patrimoniais ocorridos em Curitiba acabaram presos nesta quarta-feira (30). A Polícia Civil do Paraná (PCPR) executou as prisões durante uma operação deflagrada na manhã desta quarta-feira (30)

Segundo a investigação, houve roubo à mão armada de ao menos seis carros e o furto de três motocicletas. Os seis presos responderão por crimes como roubo, associação criminosa, corrupção de menores e furto.

As diligências ocorreram de forma simultânea em Curitiba, Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana, e Guaratuba, no litoral.

Além dos mandados de prisão, os policiais civis também cumpriram sete ordens de buscas domiciliares. Nos endereços, apreenderam elementos que contribuirão com o andamento dos inquéritos, como vestimentas utilizadas durante os crimes.

A ofensiva foi resultado de investigações distintas que apuram seis roubos de carros ocorridos nos últimos três meses nos bairros Portão, Santo Inácio, Bigorrilho, Sitio Cercado, Uberaba e Pinheirinho, além de três furtos de motocicletas, registrados entre junho e julho, nos bairros Mercês, Campo Comprido e Cristo Rei.

“Identificamos que diversos modelos foram alvos dos investigados. Eles tinham como focos veículos mais novos, anos 2023 ou 2024, de alto valor de mercado. Durante os roubos, usavam da distração das vítimas e as subjugavam por meio da arma de fogo”, descreve o delegado Felipe Boffo, responsável pela apuração dos roubos.

Os casos

Um deles aconteceu na tarde de 18 de junho. Um homem armado abordou a vítima na rua, quando ela saía de um mercado no bairro Portão. Ele levou a chave do carro e as compras e fugiu com o veículo. O automóvel acabou localizado no mesmo dia, abandonado no bairro Novo Mundo, por uma equipe da Polícia Militar.

Outro caso ocorreu no mesmo mês, no bairro Pinheirinho. Na ocasião, quatro indivíduos renderam um motorista de aplicativo, o jogaram no rio Iguaçu e atiraram três vezes em sua direção. Após a tentativa de latrocínio, fugiram e usaram os cartões bancários da vítima.

De acordo com a delegada da PCPR Anna Karyne Turbay, os crimes ocorreram de forma isolada, sem conexão entre os indivíduos alvos da ação desta quarta-feira. “A ação visa dar uma resposta rápida aos delitos patrimoniais, em especial aqueles cometidos com violência ou uso de arma de fogo na subtração de automóveis e motocicletas”, afirmou.

Segundo dados da Secretaria da Segurança Pública, Curitiba registrou queda de 43% nos roubos de veículos entre janeiro e maio deste ano, com 82 casos, ante 144 no mesmo período de 2024. Os furtos também recuaram 38,4%, passando de 1.435 para 884 ocorrências.