
As estradas estaduais do Paraná registraram a apreensão de quase três toneladas de drogas durante o feriado prolongado de Páscoa e Tiradentes. Só em Cianorte, no noroeste do estado, uma única ação realizada na quinta-feira (17) interceptou 2,7 toneladas de maconha escondidas em um caminhão. A apreensão representou um prejuízo estimado de R$ 7,6 milhões ao crime organizado.
Além das drogas, a fiscalização intensificada resultou em 5.297 autos de infração de trânsito e 11.507 registros de radar de veículos acima da velocidade permitida. A operação também flagrou 128 motoristas embriagados, com sinais de ingestão de álcool ou que se recusaram a fazer o teste do etilômetro — 12 deles foram presos por embriaguez ao volante.
O reforço no policiamento contou com o uso de radares portáteis e testes etilométricos durante as abordagens, com foco na segurança viária e na prevenção de acidentes.
“Durante o feriado, houve reforço no policiamento, focado na segurança viária e segurança pública. Os resultados foram positivos, tanto no combate ao crime, com aproximadamente três toneladas de entorpecentes apreendidos, quanto nas fiscalizações nas rodovias paranaenses”, afirmou o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), tenente-coronel Gustavo Zancan.
Equipes especializadas da Polícia Militar, como o Canil e a Rotam, também atuaram estrategicamente ao longo do feriado, apoiando as ações de fiscalização.
Ao todo, a operação identificou 585 pessoas sem cinto de segurança e 212 condutores sem habilitação ou com pendências na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No período, foram registrados 78 acidentes, com 90 feridos e seis mortes.
Ocorrências
Entre os casos registrados, destaque para a abordagem de uma motocicleta na PR-317, em Maringá, no domingo (20), com 151 multas e R$ 32 mil em débitos. O condutor foi preso. No mesmo dia, um veículo foi flagrado a 177 km/h na PR-082, em Cidade Gaúcha. Em Carambeí, um caminhoneiro foi preso por embriaguez após causar um acidente com o tombamento dos reboques que transportava.