
Flagra em galeria subterrânea do Centro de Curitiba: a Guarda Municipal prendeu dois homens que furtavam cabos de energia na Travessa Jesuíno Marques. Com os suspeitos, foram apreendidos cerca de 18 quilos de fiação. A prisão aconteceu na tarde de segunda (25), mas só foi divulgada nesta terça (26).
A equipe da Guarda Municipal de Curitiba foi até o local após receber a denúncia de um ciclista que fazia entregas na Jesuíno Marques e notou a movimentação suspeita dos homens. Ao chegar no local, os guardas entraram na galeria subterrânea no Centro de Curitiba e encontraram os suspeitos retirando os fios. Além dos cabos, também foram encontrados com a dupla alicates, facas, mochilas e outros equipamentos utilizados no crime.
Imagens de câmeras de segurança privadas mostram como os suspeitos agiram. Os dois homens carregavam bolsas e mochilas, se aproximavam da galeria e sentavam na calçada. Eles, então, retiraram a tampa da galeria da Copel, sem se preocupar com a movimentação de pedestres.
Com essas imagens, foi possível comprovar a autoria do crime. Os suspeitos foram detidos e encaminhados para a Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná (PCPR), no Portão.

A ação faz parte da Operação Cabo Seguro.
Operação Cabo Seguro de olho o furto de cabos
Nas seis fases da Operação Cabo Seguro, 50 pessoas foram presas e mais de 200 quilos de cabos foram apreendidos. O trabalho de fiscalização visitou 46 pontos de comercialização de materiais reciclados, conhecidos como ferro velhos, em diversos bairros de Curitiba.
A Operação Cabo Seguro combate também os furtos de baterias das estações de telefonia e o furto de energia elétrica.
A população pode colaborar. Para denunciar, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.
Programa Conecta Muralha Curitiba
Na quarta-feira (27/8), empresas de segurança privadas poderão se inscrever no Programa Conecta Muralha Curitiba, de forma eletrônica, no site da Prefeitura de Curitiba. A iniciativa busca possibilitar o compartilhamento de imagens de câmeras das empresas com a Muralha Digital da Prefeitura, para auxiliar nas investigações dos crimes.
Lançada em 2021, a Muralha Digital já conta com mais de 2. 189 câmeras instaladas em pontos estratégicos da cidade. Com a integração das câmeras particulares, deverão ser conectadas até seis mil câmeras.