Plantão de polícia Postura insensível

Funcionários de cemitério na Grande Curitiba gravam vídeo durante exumação de corpo e são afastados

Redação Bem Paraná

Divulgação

Três funcionários terceirizados do Cemitério Municipal Jardim Independência, em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, gravaram um vídeo durante a exumação de um corpo. O vídeo mostra os três ao lado do caixão aberto, dando risada e fazendo piada. Um deles chega a levantar o corpo. De acordo com a Prefeitura de Araucária, as imagens foram feitas na última quarta-feira (29) e vieram a público nesta sexta-feira (31).

Em nota publicada nas redes sociais, a Prefeitura diz que recebeu com indignação o vídeo compartilhado: “Faz-se necessário esclarecer que o serviço de exumação é algo recorrente e, deste modo, não há questionamentos, desde que seja conduzido de maneira profissional. Como o vídeo demonstra uma postura inadequada e insensível por parte dos autores, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SMMA), prontamente entrou em contato com a empresa responsável pelos trabalhadores para que tomasse as devidas providências”. De acordo com a empresa, os funcionários que aparecem no vídeo foram afastados e deverão ser demitidos por justa causa. A empresa ainda respondeu à SMMA que será registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil e que o funcionário que gravou o vídeo também será responsabilizado.
“Tal ato de gravação e divulgação da imagem demonstra desrespeito à memória de uma pessoa, bem como desrespeita as famílias enlutadas, e precisa ser repudiado por todos. Lembramos ainda que quem compartilha esse tipo de imagem/vídeo incorre no mesmo crime, sendo passível de responder judicialmente, já que colabora com a disseminação de conteúdo impróprio. A Prefeitura se solidariza com todos por esse episódio triste.”, afirma ainda a prefeitura em nota.

Os envolvidos podem responder pelo crime de vilipêndio de cadáver, que tem pena de um a três anos de reclusão. A exumação é o processo de retirada dos restos mortais de dentro de uma sepultura para a liberação de espaços em jazigos ou solicitações judiciais.

A Prefeitura de Araucária reforça que postura inadequada de servidores ou terceirizados pode ser denunciada de forma anônima à Ouvidoria Geral da Prefeitura, pela internet ou pelo telefone 0800-643-1550.