
Grupo que fraudou licitação de alimentos para zoológico do Paraná é alvo de operação nesta manhã de quinta-feira, 15 de agosto. A Polícia Civil do Paraná (PCPR) realizou uma operação em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, para desmantelar um esquema fraudulento em licitações de produtos alimentícios fornecidos ao então zoológico municipal.
A ação, que contou com a participação de 40 policiais civis e quatro peritos da Polícia Científica (PCP), resultou na apreensão de celulares, computadores e documentos.
Com mandados de busca e apreensão cumpridos em empresas distribuidoras de carnes, hortifrutigranjeiros e outros gêneros alimentícios, além das residências de seus representantes, a operação reflete o comprometimento da PCPR em combater a corrupção no setor público que afeta diretamente a população.
Leia mais no Bem Paraná:
- Enem dos Concursos: provas serão no domingo e só 35% checaram local. E você, já descobriu onde será a sua?
- Educador de abrigo da Grande Curitiba é preso por exploração sexual de meninas acolhidas
- Clima extremo: veranico promete calor, mas manhãs seguem frias; Paraná tem alerta amarelo
As investigações, que começaram em outubro de 2020, foram desencadeadas após o Ministério Público determinar uma minuciosa apuração nas condições das licitações e das mercadorias fornecidas. As suspeitas recaíram sobre a possível combinação de propostas entre as empresas participantes dos certames, um conchavo que teria prejudicado o processo licitatório transparente.
Segundo o delegado da PCPR, Lucas Magron, as investigações revelaram uma conspiração elaborada entre os envolvidos.
“Após diligências investigativas, foi possível confirmar o conluio entre os investigados, com planilhas de valores pré-definidos para as propostas e até compartilhamento de senhas em plataformas de licitação”, destaca Magron.
As investigações prosseguem a fim de apurar o possível envolvimento de servidores públicos nas fraudes.