
Um homem flagrado furtando cabos de telefonia no bairro Portão, em Curitiba, acabou detido por moradores e preso pela Guarda Municipal.
Foi na tarde de quarta-feira (23). A Guarda Municipal de Curitiba foi acionada para atender a ocorrência. Os agentes apreenderam cerca de 34 quilos de cabos de telefonia furtados pelo homem. O suspeito foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil do Paraná, no bairro Portão.
De acordo com a GM, uma equipe foi acionada após denúncia de um possível furto de fiação próximo a Avenida República Argentina, no cruzamento com a Silva Jardim. Ao chegarem no local, encontraram o suspeito já detido por populares que transitavam pela região.
Segundo relatos de testemunhas, dois suspeitos estavam praticando o furto de cabos, um estava em cima do poste fazendo a retirada da fiação, enquanto o outro recolhia o material. Um dos suspeitos que estava realizando a retirada dos fios conseguiu fugir, o outro foi detido pelos agentes da Guarda Municipal.
Operação Cabo Seguro
Em fevereiro deste ano, a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), por meio do Departamento de Inteligência (DTI), deflagrou a Operação Cabo Seguro, que visa intensificar o combate ao furto de cabos e fios de cobre em Curitiba, especialmente em semáforos e sistemas de comunicação. Desde o início da Operação, que já contou com cinco fases, 33 pessoas foram presas e mais de 40 pontos foram fiscalizados.
Segundo o secretário de defesa social e trânsito, Rafael Ferreira Vianna, através da operação é feito um trabalho contínuo de inteligência, que mapeia os locais onde os furtos vêm acontecendo, bem como possíveis pontos de receptação.
“A partir disso são desencadeadas diversas ações, desde operações de fiscalização que contam com a parceria entre a Guarda Municipal, e as Polícias Civil e Militar, além das secretarias municipais de Urbanismo e do Meio Ambiente. Com isso, já foram feitas mais de 30 prisões e nós estamos notando uma redução significativa desse tipo de delito. Vamos continuar com as operações nos próximos meses para identificar os receptadores, e extinguir esse crime que traz tantos transtornos ao cidadão”, concluiu.
Denuncie
No período de janeiro até o dia 21 de julho, a Guarda Municipal de Curitiba registrou cerca de 583 ocorrências de furtos de Cabos de fiação elétrica, semáforos e cabos de telefonia, e prendeu 33 pessoas em flagrante. A população também pode colaborar com a Operação Cabo Seguro. Para denunciar, basta ligar para a Guarda Municipal pelo telefone 153, disponível 24 horas.