WhatsApp Image 2025-09-14 at 10.24.36
O homem foi resgatado em Curitiba (João Frigério)

Uma ocorrência inusitada mobilizou várias equipes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros na manhã deste domingo (14), na região da Boca Maldita, no Centro de Curitiba. Um homem foi resgatado após percorrer a rede pluvial da cidade e escalar prédios no Centro.

Leia também

Segundo informações das equipes, o indivíduo acessou a rede de águas pluviais próximo ao cruzamento das ruas Fernando Moreira e Nilo Cairo, onde há sempre acúmulo de água. Ele percorreu cerca de 400 a 600 metros pelo sistema de drenagem e entrou em um restaurante em obras na Boca Maldita, através de um buraco que dá acesso à rede fluvial.

Do restaurante, o homem escalou uma sacada e seguiu pulando de prédio em prédio, até ficar em um ponto sem saída sobre os telhados. Equipes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar precisaram cortar uma grade e utilizar uma plataforma mecânica para efetuar o resgate.

Em depoimento à reportagem, o Tenente Silvano, da Polícia Militar, explicou que a ocorrência começou com uma solicitação. “O indivíduo estava preso entre diversos prédios na região central. Ele conseguiu escalar as paredes altas por meio de manobras, mas acabou não conseguindo sair. Ele mesmo, com o celular, ligou para a polícia pedindo ajuda”, relatou.

O Tenente ainda esclareceu que o homem sofre de esquizofrenia e que a situação não tinha caráter criminal. “Ele trabalha em uma empresa, mas não estava com o uniforme. Desde o momento do atendimento pelo 190, ficou claro que se tratava de uma situação de surto, sem intenção de cometer qualquer delito”, disse. A ocorrência começou cerca de uma hora e meia antes do resgate.

O desfecho ocorreu com sucesso. O homem foi resgatado sem ferimentos graves e encaminhado para atendimento médico. As equipes confirmaram que se tratou de um surto psicótico.