WhatsApp Image 2025-03-11 at 16.13.43 (1)
Foto: Receita Federal

A Receita Federal em Dionísio Cerqueira apreendeu mais de 10.000 pares de tênis falsificados de marcas famosas e 25 toneladas de sucata de plástico, ontem, 10/03. Estima-se que o valor das mercadorias exceda os 3 milhões de reais. As mercadorias não tinham qualquer documentação fiscal.

A abordagem foi realizada com apoio da Polícia Federal, na cidade de Barracão/PR, em um depósito clandestino utilizado para a prática dos crimes de contrabando e descaminho. O depósito fica cerca de 1km da fronteira e está desativado há algum tempo, sendo que o contrato de aluguel do local está em nome de um cidadão argentino. Uma Equipe da alfândega da Receita Federal monitorou a movimentação no deposito durante algum tempo.

Recentemente, a Receita Federal já havia apreendido, no mesmo local, uma quantidade similar de produtos – calçados que eram exportados para a Argentina por um ponto de passagem clandestino, na fronteira.  A sucata, por outro lado, tem circulado com frequência na região, sendo proveniente do país vizinho, embora a legislação proíba a importação de tal produto.

Além das mercadorias, três caminhões carregados e uma carreta também foram apreendidos. Para o transporte dos demais produtos localizados no depósito, foi necessário, ainda, o carregamento de mais 3 caminhões.

Tênis falsificados podem aumentar significativamente o risco de lesões,  problemas no joelho e complicações nos ligamentos, tendões, músculos, ossos e demais articulações, por não absorverem o impacto do corpo durante exercícios. 

A Receita Federal tem trabalhado diariamente para retirar do mercado os produtos que entram irregularmente no país, sem o pagamento dos impostos devidos e que oferecem uma concorrência desleal aos comercializados legalmente.