maus tratos caes
Local onde os cães eram mantidos (Foto: PCPR)

Uma grande ação nesta quinta-feira (30) resgatou mais de 60 cães vítimas de maus-tratos. Eles estavam em um canil em Almirante Tamandaré, na Grande Curitiba.

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) também prendeu uma mulher em flagrante pelo crime de maus-tratos aos animais. A ação contou com a participação da Polícia Científica do Paraná (PCP).

A investigação apontou que os animais, das raças Spitz Alemão, Yorkshire e Pastor Alemão, viviam em condições inadequadas. Eles estavam confinados em gaiolas, onde permaneciam em meio a fezes e urina, sem acesso à água ou comida. A PCPR chegou até o local após uma denúncia.

De acordo com o delegado Guilherme Dias, os cães eram comercializados em revendas de veículos e em um lava-car, evitando que os compradores tivessem contato com o local onde eram mantidos.

“Todos os animais foram encaminhados ao Instituto Fica Comigo, onde passarão por avaliação veterinária, tratamento e castração antes de serem disponibilizados para adoção”, explica.

A mulher, que foi encaminhada ao sistema penitenciário, responderá pelo crime de maus-tratos a animais, cuja pena varia de dois a cinco anos de reclusão. As investigações continuam para apurar outras possíveis infrações.

DENÚNCIAS – Em casos de maus-tratos, o cidadão pode registrar um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Nestas situações, é necessário que o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido a prática de ato de abuso, maus-tratos, ferimentos propositais de animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos.

A população pode, ainda, denunciar o crime de forma anônima pelos telefones 197 da PCPR ou 181 do Disque-Denúncia. Em Curitiba, é possível fazer a denúncia diretamente à equipe de investigação da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente no telefone (41) 3251-6200.