PCPR

Uma denúncia motivou a Operação Safe Cloud, que resultou na prisão em flagrante de um mecânico, de 44 anos, nesta manhã de quarta-feira, 11, suspeito de pedofilia em Curitiba. Segundo o delegado José Barreto de Macedo Junior, titular do Núcleo de Combate ao Cibercirme da Polícia Civil do Paraná (Nuciber-PCPR), o crime foi descoberto após uma pessoa, que fazia parte da lista de compartilhamento de trilhas com o suspeito ter recebido arquivos de pedofilia pelo Google Drive. “O compartilhamento foi feito, pelo que apuramos, por engano com essa pessoa que veio até a delegacia para fazer a denúncia”, disse Barreto.

O delegado relatou ainda que, após verificado os indícios, conseguiam que a Justiça expedisse os mandados de busca e apreensão, tanto na casa quanto na mecânica, do suspeito.  “No momento em que chegamos na mecânica, ele foi flagrado fazendo compartilhamento deste material”, diz Barreto. Os mandados foram cumpridos na casa do suspeito, localizada no bairro Boa Vista, e na oficina mecânica, no Barreirinha.  Foram apreendidos notebooks, celulares e drives. 

De acordo com o delegado, o suspeito não tinha passagens pela polícia. E, embora tenha primeiro negado, acabou revelando que desde 2013 fazia o download de material pornográfico infantil pela deep web. O armazenamento deste tipo de material é crime passível de prisão de 1 a 4 anos de prisão. Já no compartilhamento, as penas vão de 1 a 6 anos de prisão, conforme o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

O suspeito foi preso e autuado em flagrante pelos crimes de armazenamento e compartilhamento de pornografia infantil. Ele será encaminhado para o Centro de Triagem da Polícia Civil, onde permanecerá até a audiência de instrução com o juiz.