naufragio
Baía de Guaraqueçaba onde três caiaques naufragaram neste sábado, 23. (Reproduação Google Maps)

Quatro pessoas precisaram ser resgatadas do mar na Baía da Guaraqueçaba, no Litoral do Paraná, madrugada de domingo, 24. Os trabalhos de busca começaram ainda na noite de sábado, 23, após três caiaques naufragarem na rota entre Paranaguá e Guaraqueçaba, nas proximidades da Ilha Rasa.

Leia mais:

A operação mobilizou equipes da Marinha e do Corpo de Bombeiros. O naufrágio deixou quatro vítimas em situação de risco. Uma delas chegou a ficar desaparecida por várias horas.

Naufrágio foi no começo da noite

Uma das vítimas, conseguiu acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) por volta das 21 horas. Ela contou que o seu caiaque havia naufragado e que ele e seu companheiro, Leandro, estavam em perigo.

A equipe acionou a embarcação de resgate e se dirigiu para o local indicado. A Marinha foi acionada para reforçar a operação.

Travessia da Baía

O acidente envolveu três caiaques, que faziam a travessia. Uma das embarcações naufragou com duas pessoas, sendo que uma estava desaparecida. Nos outros dois caiaques, estavam outras duas vítimas, que também tinham desaparecido.

Ao chegar ao local, a equipe encontrou a naufrago conforme informado durante o acionamento do socorro, que já estava em segurança, mas Leandro e as outras vítimas não foram localizadas.

Duas vítimas foram resgatadas na Ilha Guapicu

Os bombeiros conseguiram falar com as duas vítimas que estavam nos outros caiaques. Elas estavam na Ilha Guapicu após também naufragarem. A Marinha seguiu até a ilha onde fez o resgate das duas vítimas.

Apesar dos esforços, a busca noturna foi dificultada pela ausência de equipamentos básicos de sinalização.

A vitima que permanecia desaparecida, estava com colete salva-vidas, mas sem lanterna, celular ou qualquer fonte de luz. Ela foi localizada três horas após o naufrágio, por volta das 00h58min deste domingo (24).

A vítima foi encontrada por um pescador na vila Costão, em Guaraqueçaba. O COBOM foi acionado e confirmado se tratar do naufrago desparecido como incidente do caiaque.

Com sinais de hipotermia, a vítima foi acolhida por um ribeirinho até a chegada da ambulância do Hospital de Guaraqueçaba.