
Na tarde desta quinta-feira (10), aconteceu, na sede do Palácio Dom Pedro II, repartição administrativa do Porto de Paranaguá, o lançamento da Operação Albatroz, do programa Guardiões das Fronteiras, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) do Governo Federal.
A cerimônia foi presidida pelo Coordenador Geral de Fronteiras do MJSP, Coronel QOPM Saulo de Tarso Sanson Silva, e contou com a participação de diversas autoridades civis e militares que atuam na região.
Durante a reunião, o Oficial da Polícia Militar do Paraná esclareceu aos convidados que a ação está sendo planejada desde 2021, e tem como objetivo principal combater a entrada e saída de produtos ilegais, principalmente armas e drogas, através da costa leste do estado.
“É um momento importante, pois o que já fazemos na costa oeste, vamos estar espelhando as boas práticas, os princípios e doutrinas que foram desenvolvidos ao longo dos anos, aqui no litoral paranaense. O Porto de Paranaguá é o ponto principal, nós temos várias áreas de interesse para ter esse olhar, essa atenção, das nossas instituições de segurança pública.”
Na costa oeste, outra ação semelhante, denominada Operação Hórus, acontece de forma permanente desde 2019. Assim como no litoral do Paraná, a região também conta com várias forças de segurança, federais e estaduais, trabalhando em conjunto na investigação e desarticulação do crime organizado.
Após a solenidade, as autoridades se dirigiram até a sede da 1ª Companhia do Batalhão de Polícia Ambiental Força Verde (BPAmb-FV), localizada no centro histórico de Paranaguá, onde, depois de uma breve preleção com o Comandante do Comando de Missões Especiais (CME) da PMPR, Coronel Paulo Henrique Semmer, equipes policiais especializadas saíram em comboio, com apoio marítimo e aéreo, marcando o início da operação.