A Polícia Civil do Paraná (PCPR), em conjunto com a Guarda Municipal de Curitiba, deflagrou uma operação de combate ao furto de fios de cobre na Capital. A ação aconteceu na manhã desta terça-feira (4) em diversos bairros e resultou na prisão de seis pessoas pelos crimes de furto e receptação.
Prejuízo com furtos de fios de cobre
A operação contra furtos de fios de cobre, que teve o apoio da Polícia Militar do Paraná (PMPR) e de cães especializados, visou combater as práticas de furto e de receptação de cabos e fios, crimes que geram não apenas prejuízos patrimoniais, mas que comprometem serviços essenciais, como o funcionamento de semáforos, comunicação e fornecimento de energia elétrica.
“A ação é resultado dos esforços coordenados realizados pelas forças de segurança pública, tanto no âmbito estadual quanto municipal, com a finalidade de promover uma diminuição substancial nas ocorrências no município de Curitiba”, destaca o delegado da PCPR Fernando Zamoner.
Os policiais e guardas municipais estiveram em pontos mapeados anteriormente por um trabalho de inteligência realizado pelas equipes. Nestes locais, foi identificada a ocorrência tanto dos furtos quanto da comercialização de cabos e fios de cobre.
Leia mais
Todos possuem passagem pela polícia
Conforme o secretário de Defesa Social e Trânsito da Prefeitura de Curitiba, Rafael Vianna, seis pessoas foram presas em flagrante, sendo quatro por furto e duas por receptação. Todas já possuem passagens policiais anteriores por crimes semelhantes.
“Além disso, outras operações conjuntas estão programadas e esse tipo de ação se tornará rotineira na cidade até que as pessoas envolvidas neste tipo de delito entendam que, efetivamente, ele não será mais tolerado.”
Durante a operação de furtos de fios de cobre, foi apreendida grande quantidade de cabos de cobre e também diversas porções de drogas, como cocaína, crack e maconha. Os seis presos foram encaminhados ao sistema penitenciário.
Integração na segurança
O secretário ressaltou ainda a importância da integração entre a Guarda Municipal e outras forças de segurança na identificação de locais de receptação de materiais furtados. “Seguindo determinação do prefeito Eduardo Pimentel, iniciamos um trabalho de inteligência para mapear os principais pontos de venda desses materiais. A fiscalização será intensificada nos próximos meses até eliminarmos esse crime, que tem causado tantos danos à cidade”, completou o secretário.
O delegado Fernando Zamoner, responsável pela Delegacia de Furtos e Roubos, comentou sobre o trabalho em andamento. “O objetivo é concentrar aqui as ações coordenadas de todos os órgãos de segurança pública, tanto estaduais quanto municipais, para reduzir de forma consistente esse tipo de crime em Curitiba”, afirmou Zamoner.
Outros casos
Além dos seis presos nesta terça-feira, outros três homens já haviam sido detidos em abordagens anteriores.
Na madrugada desta segunda-feira (3/2), a Polícia Militar prendeu em flagrante um homem furtando cabos de um semáforo na Rua Anne Frank, no bairro Parolin. As outras duas prisões foram feitas pela Guarda Municipal, na terça-feira da semana passada (28/2), quando dois homens foram flagrados dentro de um bueiro cortando cabos de telefonia.
Inteligência
O planejamento e a identificação dos alvos da operação Cabo Seguro foram conduzidos pelo Departamento de Inteligência (DTI) da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito.
Além da participação da Guarda Municipal e da Polícia Civil, a ação também envolveu as secretarias municipais do Meio Ambiente, do Urbanismo e de Obras Públicas. Durante as fiscalizações, foram emitidas quatro notificações pela Secretaria de Urbanismo e uma pela Secretaria do Meio Ambiente.