papagaio
Foto: PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) resgatou, nesta quinta-feira (13), um papagaio vítima do tráfico de animais em Matinhos, no Litoral do Estado. O resgate ocorreu após uma denúncia informando que o animal estava sem a documentação ou autorização necessária dos órgãos ambientais competentes.

Segundo o delegado da PCPR, Guilherme Dias, ao chegarem no local, os policiais encontraram o papagaio em uma gaiola improvisada e exposto ao sol intenso. A ausência de anilhas no animal foi identificada como um indício de tráfico.

“Diante dessa situação, os responsáveis pelo animal foram encaminhados à delegacia, onde foi lavrado um termo circunstanciado”, afirmou o delegado.

O papagaio será transferido para um santuário, onde receberá os cuidados veterinários necessários. Devido ao alto nível de domesticação, o animal não pode ser reintroduzido na natureza, pois não teria condições de sobreviver em seu habitat natural. O santuário garantirá ao papagaio o tratamento adequado por toda a sua vida.

Denúncias

Para registrar casos de maus-tratos, a população pode fazer um boletim de ocorrência online no site da PCPR. Caso o crime esteja ocorrendo ou tenha ocorrido, o cidadão também pode denunciar de forma anônima pelo Disque-Denúncia 181 ou pelo telefone 197 da PCPR. Em Curitiba, denúncias podem ser feitas diretamente à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente pelo número (41) 3251-6200.