Imagem do WhatsApp de 2025-07-30 à(s) 07.31.01_0af7b88d
(Foto: PCPR)

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) está nas ruas desde a manhã desta quarta-feira (30) para cumprir 17 mandados judiciais contra suspeitos de envolvimento em nove crimes patrimoniais registrados em Curitiba. A investigação apura o roubo armado de seis carros e o furto de três motocicletas, ocorridos entre junho e julho deste ano.

Cerca de 40 policiais civis participam da operação, que inclui 10 mandados de prisão (temporária e preventiva) e sete de busca e apreensão domiciliar. As ações ocorrem simultaneamente em Curitiba, Rio Branco do Sul (na Região Metropolitana) e Guaratuba, no Litoral do Paraná.

Crimes com uso de arma e violência

Os roubos aconteceram em diferentes bairros da capital, como Portão, Santo Inácio, Bigorrilho, Sítio Cercado, Uberaba e Pinheirinho. Já os furtos foram registrados nos bairros Mercês, Campo Comprido e Cristo Rei.

Um dos casos mais graves foi no dia 18 de junho, no bairro Portão. Um homem armado abordou uma pessoa na rua, quando ela saía de um mercado, e levou o carro e as compras. O veículo foi encontrado no mesmo dia, abandonado no bairro Novo Mundo.

Delegada explica motivação da operação

Segundo a delegada Anna Karyne Turbay, os crimes foram cometidos por indivíduos diferentes, mas a ação conjunta tem como objetivo acelerar a resposta contra delitos patrimoniais, principalmente os que envolvem violência e armas de fogo.

Apesar dos casos em apuração, os dados da Secretaria da Segurança Pública indicam que os roubos de veículos caíram 43% em Curitiba entre janeiro e maio deste ano, em comparação com o mesmo período de 2024. Foram 82 ocorrências em 2025, contra 144 no ano anterior.

Os furtos de veículos também apresentaram queda: de 1.435 para 884 casos, uma redução de 38,4%.