Divulgação

A  Polícia Federal localizou e prendeu na segunda (16) em Madri/Espanha, um cidadão brasileiro foragido internacional. A prisão ocorreu com base em mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça Federal do Paraná e incluído na Difusão Vermelha da Interpol.

O preso era procurado pela justiça brasileira por envolvimento em organização criminosa especializada no envio de cocaína para a Europa e estava foragido desde o último dia 4/11, quando da deflagração da Operação NARCOBROKER, por meio da qual foram cumpridos nove mandados de prisão preventiva, dois mandados de prisão temporária e 28 mandados de busca e apreensão no Paraná, São Paulo e em Santa Catarina.

Como balanço dessa operação cerca de R$ 43 milhões foram apreendidos entre imóveis, veículos de luxo, estabelecimentos comerciais, produtos e dinheiro em espécie, além de duas armas de fogo(pistolas). Ele encontra-se preso naquele país onde permanecerá até sua extradição para o Brasil.

 As investigações da PF foram iniciadas em 2019 e apontam que os integrantes da organização criminosa utilizavam empresas fantasmas e de fachada para comprar mercadorias de origem orgânica, visando dificultar a atuação dos órgãos de fiscalização e segurança. Tais mercadorias eram acondicionadas em contêineres que também ocultavam centenas de quilos de cocaína enviados à Europa.