PM cancela treinamento com explosivos e munições de festim nas ruas de Curitiba

Redação Bem Paraná
pmpr

PMPR

A Polícia Militar do Paraná (PMPR) remarcou para 2025 o treinamento de combate a crimes violentos que estava originalmente previsto para essa semana. A nova data será anunciada com antecedência. A capacitação já foi feita nesse ano em Maringá, Ponta Grossa, São José dos Pinhais e Cascavel. 

Leia mais

Simulado seria para combater o “novo cangaço”

Durante o exercício, costumam haver grandes movimentações de policiais, viaturas e figurantes (policiais militares não fardados), na forma de exercício simulado operacional de resposta a alguma situação extrema. A intenção do treinamento é combater o chamado novo cangaço, que tem como características principais o uso de violência e estratégias para ataques a instituições financeiras, como bancos e carros-fortes.

A formação é organizada pelo Comando de Missões Especiais (CME). O plano de defesa envolve os policiais que atuam em determinada região e conta com apoio de outras forças de segurança. O local do simulado não é avisado nem mesmo à corporação para que os policiais possam atuar como se fosse uma situação real.

Treinamento viralizou nas redes sociais

Em nota encaminhada à imprensa, a PMPR informou que o cancelamento foi necessário porque o efetivo está ocupado com a Operação Natal. Porém, desde a divulgação da operação nas redes sociais, a iniciativa sofreu críticas, principalmente por alertar que os curitibanos não saíssem na rua no período do treinamento.

A publicação ainda dizia que durante a atividade seriam utilizados artefatos explosivos e munições de festim. “Conforme a postagem, este treinamento não gera riscos à população. No entanto, os policiais recomendam que, se possível, fiquem em casa”, afirmava.