
A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou na manhã desta terça-feira (24) uma operação contra uma organização criminosa suspeita de falsificar documentos de jogadores de futebol para aplicar golpes financeiros. A ação ocorre em Curitiba e em Almirante Tamandaré, na Região Metropolitana.
Ao todo, estão sendo cumpridos sete mandados judiciais, sendo cinco de busca e apreensão e dois de prisão temporária. Os investigados devem responder por estelionato eletrônico, associação criminosa e lavagem de dinheiro. A operação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
De acordo com as investigações, os criminosos falsificaram documentos de identidade de dois atletas que jogam em clubes do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Com os documentos adulterados, o grupo abria contas em bancos e solicitava a portabilidade de salário em nome das vítimas.
“Com os documentos falsos, o grupo criminoso abria contas em instituições bancárias e solicitava a portabilidade de salário destes jogadores”, explica o delegado Thiago Lima, responsável pela investigação. Segundo ele, os suspeitos chegaram a movimentar cerca de R$ 1,2 milhão com o esquema.
Operação em outros estados
Uma ação simultânea da Polícia Civil de Rondônia também foi deflagrada nesta terça. A corporação acredita que o mesmo grupo atua em outros estados e está cumprindo mandados em Rondônia, Mato Grosso e Amazonas.