06foragido
A foto do foragido. Divulgação / PCPR

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu três pessoas nesta quinta-feira (6) durante uma operação contra uma associação criminosa que atuava em arrastões na BR-376. A PCPR também publicou a foto de um dos envolvidos no esquema, que está foragido.

Ao todo, oito mandados judiciais foram cumpridos em Guaratuba, no Litoral do Estado, Tijucas do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba, e Garuva, no Norte de Santa Catarina.

Durante a ação, dois dos três alvos dos mandados de prisão temporária foram localizados nas cidades de Guaratuba e de Garuva. Um terceiro indivíduo não foi localizado e é considerado foragido. Todos eles já possuíam antecedentes criminais por roubo e receptação.

Um outro homem foi preso em flagrante durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão. Com ele, os policiais localizaram objetos pertencentes às vítimas dos arrastões e um veículo adulterado. Ele foi autuado em flagrante pelos crimes de receptação e de adulteração de sinal identificador de veículo automotor. 

Os policiais recuperaram um capacete de motociclista, um carregador portátil e um celular que haviam sido subtraídos das vítimas. Os celulares dos suspeitos também foram apreendidos.

A investigação teve início após o grupo realizar dois arrastões durante congestionamentos na rodovia nos dias 8 e 16 de fevereiro, na altura de Guaratuba.

Na ocasião, os criminosos armados abordaram motoristas e passageiros de carros e caminhões, subtraindo pertences pessoais, como carteiras, celulares e relógios. Segundo as investigações, eles chegaram a efetuar disparos contra veículos para intimidar as vítimas.

Diante dos crimes, a PCPR iniciou um intenso trabalho investigativo para identificar o modo de agir dos indivíduos e localizar as vítimas que eram provenientes de diversas localidades, como Santa Catarina e São Paulo. 

“O grupo criminoso agia de forma violenta, se aproveitando dos congestionamentos para cometer os crimes. Em ambos os casos, os assaltantes estavam armados e efetuaram disparos para intimidar as vítimas. Nossa investigação permitiu identificar os suspeitos envolvidos tanto na prática dos roubos quanto na receptação e distribuição dos produtos furtados”, afirmou o delegado da PCPR Gabriel Caldeira.

A operação contou com a atuação de policiais civis que integram o Verão Maior Paraná, reforçando o trabalho da PCPR no litoral durante a temporada. As equipes desempenham ações de investigação e repressão qualificada, garantindo mais segurança para moradores e turistas na região.

Os três presos foram encaminhados ao sistema penitenciário. A PCPR segue em diligências para localizar e prender o indivíduo foragido.